Novo projeto do UNODC no Distrito Federal fortalecerá laços familiares para prevenir o abuso de drogas

UNODC e Senad visitam CRAS28 de fevereiro de 2013 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) acaba de fechar uma parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) do Distrito Federal para realizar no Brasil um projeto piloto que une famílias, escolas e comunidades para promover o bem estar de crianças através do fortalecimento de laços famíliares.

O projeto será lançado em março em quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no Distrito Federal, onde até 160 famílias participarão de dinâmicas de grupo semanais por um período de dois meses. "É uma metodologia voltada para o trabalho com as famílias, que em outros países foi desenvolvida em escolas. No entanto, identificamos junto a nossos parceiros que no Brasil seria interessante realizar um piloto com as famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelos CRAS", explicou Nara Santos, coordenadora da unidade de saúde e desenvolvimento do UNODC no Brasil.

Divididos em grupos de até 10 famílias, os participantes fazem uma refeição juntos e realizam atividades que envolvem desenhos, canções e outras brincadeiras. Ao estimular a interação entre pais e filhos e também entre famílias de uma mesma comunidade, o projeto busca fortalecer as relações familiares para promover o desenvolvimento das crianças e prevenir comportamentos de risco mais tarde em suas vidas, como o abuso de drogas e a violência. As sessões também abordarão o tema do abuso de drogas e serão conduzidas por uma equipe de assistentes sociais, professores e membros da própria comunidade.

Habilidades para a vida

"Esta é apenas uma de várias metodologias que formam o programa global do UNODC de desenvolvimento de habilidades para a vida, inserido na estratégia para a prevenção do uso de drogas. O projeto piloto é uma primeira iniciativa, mas já estamos em negociação com parceiros para trazer outras metodologias para o Brasil, incluindo ações voltadas para a prevenção de drogas no ambiente escolar", disse Santos.

A metodologia do projeto piloto já foi implementada pelo UNODC em oito países, incluindo o Cazaquistão e as Filipinas. Avaliações envolvendo mais de 2.000 famílias mostraram um alto índice de retenção de participantes (em média 80% participam de todas as sessões) e resultados como aumento de sociabilidade, melhora no desempenho escolar das crianças e maior envolvimento dos pais nas escolas, além de redução de conflitos, comportamentos agressivos e ansiedade.

Na semana passada, representantes do UNODC e da Senad visitaram os quatro CRAS que receberão o projeto piloto: "É um programa que trabalha de uma forma horizontal, para o empoderamento da comunidade. A originalidade deste programa nos impressionou, é um modelo pioneiro e muito interessante que já foi testado e avaliado em outros países, e se provou eficaz", destacou Vladimir Stempliuk, Diretor de Assuntos Internacionais e Projetos Estratégicos da Senad.

Segundo ele, se o projeto piloto funcionar no Distrito Federal e produzir evidências positivas, a metodologia poderia ser adaptada para outros estados. "Teríamos a chance de disseminar o modelo sistematicamente na política social brasileira. O UNODC também tem interesse em disseminar este modelo em outros países da América Latina e, como o Brasil tem sido cada vez mais palco de grande ações, o projeto piloto poderá ser uma importante vitrine", disse Stempliuk.

 

Todas as notícias