Chefe do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Yury Fedotov faz sua primeira visita oficial ao Brasil

No dia 7 de maio chega ao Brasil o Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, para sua primeira visita oficial ao país.

3 de maio de 2013 - Fedotov chegará na próxima terça-feira ao Rio de Janeiro, onde fará uma visita à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo para conhecer os programas sociais e de segurança pública implementados nas comunidades. "Como muitos países na região, o Brasil enfrenta muitos desafios na área de drogas ilícitas e crime organizado. Eu irei ao Brasil para conhecer essas questões em primeira mão e discutir como o UNODC pode prestar assistência ao desenvolvimento de respostas locais, baseadas numa estratégia global para drogas, crime e terrorismo", disse Fedotov.

Durante a visita à UPP, o Diretor Executivo do UNODC também se encontrará com ex-narcotraficantes que participam do talkshow Comandos e do projeto Empregabilidade, que promove a reinserção de ex-presidiários no mercado de trabalho e já criou mais de 3.000 oportunidades de emprego desde seu início em 2008. Ambas as iniciativas são coordenadas pelo Grupo Cultural AfroReggae.

Na  quarta-feira, dia 8 de maio, Fedotov participará do lançamento do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC em Brasília, junto ao novo Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano, e outras autoridades. Segundo Fedotov, "o Brasil é um parceiro crucial do UNODC na América Latina, por isso estamos abrindo um novo Escritório de Ligação e Parceria em Brasília. O escritório será o ponto focal para todas as nossas atividades no Brasil e um elo importante na nossa rede de programas regionais integrados".

Com base no conceito de responsabilidade compartilhada da comunidade internacional sobre questões de drogas e crime, o lançamento marcará o novo formato de atuação do escritório do UNODC no Brasil - que também cobre Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai - com ênfase em promover a colaboração e o diálogo com países estratégicos da região. Para isso, o UNODC e o governo brasileiro desenvolverão um plano de trabalho conjunto destinado à criação de uma plataforma neutra de cooperação internacional.

Na quinta-feira, dia 9 de maio, Fedotov se reunirá com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para assinar uma declaração conjunta determinando o início dessa nova parceria entre o UNODC e o Brasil. Em seguida, Fedotov participará do lançamento nacional da Campanha Coração Azul no Brasil, no Ministério da Justiça. Implementada pelo UNODC em 10 países, a Campanha Coração Azul tem como objetivo mobilizar a opinião pública para combater o tráfico de pessoas. Seu símbolo é o Coração Azul, que representa a tristeza das vítimas deste tipo de crime e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul também demonstra o compromisso da ONU em combater o tráfico de pessoas.

Informação relacionada:

Biografia - Yury Fedotov

Contato para imprensa brasileira e regional:

Ana Paula Canestrelli

Assessora de Comunicação - Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil

anapaula.canestrelli@unodc.org

Tel: (+55 61) 3204-7206

Cel: (+55 61) 8143-4652

Contato para imprensa internacional:

David Dadge

Porta-voz - UNODC

david.dadge@unvienna.org

Tel: (+43 1) 26060-5629

Cel: (+43-699) 1459-5629

 

Todas as notícias