Identificando as chamadas "drogas legais"

NSPViena, 22 de agosto de 2013 - O Relatório Mundial sobre Drogas 2013 , divulgado em junho, destacou que as novas substâncias psicoactivas (NSP) - as chamadas drogas legais - têm se tornado uma preocupação crescente de saúde pública nos últimos anos, com aumentos significativos a nível mundial tanto da oferta quanto da demanda. Caracterizadas por um mercado extremamente dinâmico, a sua disponibilidade crescente, especialmente por meio da internet, mudou radicalmente a natureza atual do mercado das drogas. A concepção errônea de que NSP são seguras porque não são legalmente controladas ou proibidas em alguns países têm contribuído para a sua popularidade e uso, muitas vezes com efeitos desastrosos, incluindo várias mortes relatadas.

Detectar e identificar essas substâncias emergentes é o primeiro passo para avaliar os riscos potenciais à saúde de novas substâncias psicoactivas. Infelizmente, o conhecimento técnico não está disponível para instituições em muitos Estados-Membros. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) está ajudando nesse sentido ao desenvolver orientação prática para autoridades nacionais e analistas de drogas a fim de assistir na identificação e análise das NSP.

Uma pesquisa do UNODC identificou os principais grupos de NSP disponíveis no mercado: canabinóides sintéticos, que produzem efeitos semelhantes ao componente psicoativo principal de cannabis (THC) e são normalmente vendidos como "spice" ("tempero", em tradução livre); catinonas sintéticas, incluindo os estimulantes mefedrona e MDPV, normalmente vendidas como "bath salts" ("sais de banho", em tradução livre); fenetilaminas, geralmente substâncias estimulantes relacionadas com anfetaminas e metanfetaminas; e piperazinas, substâncias frequentemente vendidas como "ecstasy".

A categoria dos canabinóides sintéticos tem sido a mais diversificada e predominante desde 2009, com mais de 60 novas substâncias psicoactivas, apresentando um grande desafio no que diz respeito à detecção e à identificação. Eles são muitas vezes misturadas com produtos à base de plantas e vendidas sob nomes de rua como Spice, Kronic, Spice Gold, Spice Silver, Spice Diamond, K2, Bliss, Black Mamba, Bombay Blue, Yucatan Fire, Skunk, Moon Rocks , e Mr. Smiley.

As diretrizes do UNODC sobre os Métodos recomendados para a identificação e análise dos agonistas dos receptores canabinóides sintéticos em materiais apreendidos , documento divulgado em julho, permitem que laboratórios em diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico identifiquem de forma eficaz uma ampla gama de canabinóides sintéticos. Isto segue a publicação em março dos Métodos recomendados para a identificação e análise de piperazinas em materiais apreendidos.

Informação relacionada (em inglês):

Métodos recomendados para a identificação e análise dos receptores agonistas de canabinóides sintéticos em materiais apreendidos

Métodos recomendados para a identificação e análise de piperazinas em materiais apreendidos

Relatório Mundial sobre Drogas 2013

Poster: Categorias de Novas Substâncias Psicoativas vendidas no mercado

Todas as notícias