Uso de drogas estimulantes, HIV e hepatites virais em foco no Brasil

A reunião foi realizada antes da abertura do Simpósio Internacional sobre Drogas

Brasília, 11 de setembro de 2013 - Cerca de 35 representantes de órgãos do governo, organizações da sociedade civil e acadêmicos que atuam nas áreas de saúde mental, redução de danos e doenças sexualmente transmissíveis (DST)/HIV reuniram-se na segunda-feira na capital federal para discutir o uso de drogas estimulantes no Brasil e o perfil epidemiológico da aids e das hepatites virais.

O diretor do Departamento de DST, Aids e HIV do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, abriu o encontro explicando que o objetivo era discutir o cenário atual de uso de drogas estimulantes no Brasil e os dados científicos existentes, relacionando-os com o perfil epidemiológico de aids e das hepatites virais, a fim de estabelecer ações prioritárias para a redução de vulnerabilidades para DST, HIV e hepatites virais junto a este segmento populacional.

Os principais pontos discutidos e as recomendações da Reunião Técnica Global sobre HIV e uso de drogas estimulantes - realizada em 2012 no Brasil pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em parceria com o Ministério da Saúde - também foram apresentados para contribuir com a reflexão e com o trabalho de elaboração dessas ações. "As pessoas que usam drogas são cruciais para o rumo da epidemia de aids no Brasil", afirmou Mesquita.

Durante a reunião, a especialista em HIV/Aids do UNODC, Fabienne Hariga,explicou que "um dos principais problemas é remover as barreiras para os usuários de drogas acessarem os serviços de HIV, o que significa trabalhar também com as agências de aplicação da lei e, sobretudo, envolver a população de usuários de drogas na resposta, inclusive por meio de intervenções baseadas em pares. Usuários de drogas e profissionais têm conhecimentos que são complementares e ambos são necessários para uma resposta eficaz".

Hariga ainda ressaltou que redução de danos não se limita a programas de agulhas e seringas. "A Organização Mundial da Saúde (OMS), o UNODC e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) definiram um pacote abrangente de nove intervenções, detalhadas num documento endorsado pelo Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC) que fornece orientação técnica aos países para o estabelecimento de metas para avançar no sentido do acesso universal à prevenção do HIV/Aids, tratamento e cuidados para usuários de drogas injetáveis", disse ela​​.

Simpósio Internacional sobre Drogas: da Coerção à Coesão

O encontro de segunda-feira foi organizado como uma pré-atividade do Simpósio Internacional sobre Drogas: da Coerção à Coesão, que acontece esta semana em Brasília. O Coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori, explicou que o documento publicado em 2010 pelo UNODC, Da Coerção a Coesão: tratamento da dependência de drogas por meio de cuidados em saúde e não da punição, contribuiu com insumos técnicos para as discussões propostas pelo Simpósio.

Segundo ele, o objetivo do Simpósio é promover a discussão de políticas sobre drogas com pessoas que normalmente não participam deste diálogo. Dessa maneira, será possível expandir o debate sobre este assunto que tem ganhado cada vez mais atenção na mídia brasileira, inclusive destacando as boas experiências com foco na promoção da coesão social já implementadas em outros países. Um dos temas discutidos no Simpósio é justamente o papel da mídia em relação ao estigma associado aos usuários de drogas e ao debate sobre mudanças nas políticas públicas sobre drogas.

"Precisamos fazer ajustes na política para que haja mais consistência no conjunto de nossas ações", completou Tykanori, destacando a importância de que as várias áreas  do Ministério da Saúde trabalhem em conjunto com outras instituições para causar um impacto real na epidemia de HIV no país.

Informação relacionada:

Da coerção à coesão - Tratamento da dependência de drogas por meio de cuidados em saúde e não da punição (documento de discussão do UNODC, em português, espanhol e inglês)

Guia técnico para a definição de metas para o acesso universal a prevenção ao HIV, tratamento e assistência para usuários de drogas (em inglês)

Todas as notícias