Estudantes brasileiros são premiados em concurso cultural sobre prevenção ao uso de drogas

Concurso cultural Senad
Desenho que ficou em 2o lugar entre alunos de 3o ano da região Sudeste

Brasília, 18 de outubro de 2013 - Jovens estudantes de todo o Brasil foram premiados esta semana pelo concurso cultural "A Educação na Prevenção no Uso de Drogas", promovido anualmente pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ), com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, participou da entrega de prêmios realizada quarta-feira no Palácio da Justiça, onde foram contemplados os primeiros colocados nas categorias cartaz, fotografia, vídeo, jingle e monografia. "A cerimônia foi emocionante e me senti muito honrado em participar. Eu gostaria de parabenizar a Senad pela organização do concurso e reiterar o engajamento e cooperação do UNODC em futuros eventos desse tipo", disse Franzini.

Foto: Isaac Amorim
Rafael Franzini entrega prêmio a uma das vencedoras

Durante a premiação, o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, falou sobre a necessidade de fortalecer os vínculos entre familiares e escolas como instrumento eficaz nas ações de prevenção. Ele também destacou a importância do programa "Crack, É Possível Vencer", do governo federal, que prevê um conjunto de ações divididas nos eixos de atenção, prevenção e cuidado: "É muito importante, pois estimula ações de prevenções dos alunos do ensino médio ao superior para que possa fazer reflexões sobre este mal".

O menino paraense Gabriel Silva, de nove anos de idade, foi um dos vencedores do concurso com um vídeo feito na escola em parceria com os amigos. Sobre o roteiro, ele narrou de forma simples, mas consciente: "Um garoto estava utilizando droga. Nisso, chega o amigo dele e oferece um livro".

Foto: Isaac Amorim

Maximiano fala durante a premiação

Já o professor Francisco Aníbal, de Parajus, no Ceará, participou da premiação representando a aluna Ana Sara Albana. Para ele, as drogas são um problema nacional que podem ultrapassar os muros da escola, e por isso a prevenção deve ser tratada dentro da sala de aula. "O professor deve conscientizar o estudante para que não deixe a escola virar lugar de traficante", alertou Aníbal.

O UNODC foi uma das organizações que participaram da comissão de avaliação, que selecionou os vencedores do concurso cultural. No total, 75 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país receberam prêmios de até R$6.000.

* Com informações da Agência MJ de Notícias

Informação relacionada:

Galeria de fotos dos premiados pelo concurso cultural

Todas as notícias