Maior encontro mundial anti-corrupção destacará na próxima semana o impacto no desenvolvimento

Cidade do Panamá, 20 de novembro de 2013 - A Quinta Sessão da Conferência de Estados Parte da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (COSP5) acontecerá na Cidade do Panamá entre 25 e 29 de novembro de 2013. Realizada a cada dois anos, a Conferência reúne mais de 1.500 representantes de Estados-Membros, parlamentos, organizações inter-governamentais, sociedade civil, setor privado e mídia.

A corrupção ameaça o desenvolvimento econômico e social em todo o mundo. Os países em desenvolvimento sofrem perdas todo ano devido a atos de corrupção. O preço é pago na íntegra por milhões de homens, mulheres e crianças, que perdem em educação, cuidados de saúde essenciais, saneamento básico e água potável.

A abertura de alto nível da COSP5 será realizada pelo Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, e pelo Presidente do Panamá. Algumas das questões cruciais da agenda incluem: corrupção e agenda de desenvolvimento pós-2015, recuperação de ativos, análises de países e prevenção da corrupção em grandes eventos públicos. O evento também irá lançar uma série de publicações informativas sobre corrupção e jornalismo investigativo, atuação em conformidade e ética no setor privado, bem como licitações.

A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção é o único instrumento universal anti-corrupção com vínculo legal. A Convenção entrou em vigor em dezembro de 2005 e conta com 168 Estados Parte. Ele exige que os Estados previnam e criminalizem a corrupção; promovam a cooperação internacional; recuperem os bens roubados; e melhorem a assistência técnica e a troca de informações entre os setores público e privado.

Para saber mais, siga @UNODC no Twitter e participe da conversa usando #NoToCorruption e #CoSP5

Informações relacionadas:

Documentos relacionados à Quinta Conferência de Estados Parte da Convenções das Nações Unidas contra a Corrupção(em inglês)

Site da Conferência (em inglês e espanhol)

Ações do UNODC contra a corrupção (in Portuguese, English and Spanish)

Todas as notícias