Dia Internacional contra a Corrupção será marcado por premiação do UNODC e da CGU

Brasília, 6 de dezembro de 2013 - O Dia Internacional contra a Corrupção será comemorado na próxima segunda-feira, 9 de dezembro. Em Brasília, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Controladoria Geral da União (CGU) realizarão um evento para marcar a data, com a presença do Ministro-Chefe da CGU, Jorge Hage, e do Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini.

Durante a cerimônia, que será aberta para a imprensa, haverá premiações concedidas pela CGU e pelo UNODC e o lançamento de um novo selo postal dos Correios, em homenagem ao Dia Internacional contra a Corrupção. Além disso, a Associação Nacional dos Auditores Federais de Controle Interno (Anafic) entregará uma placa ao ex-Ministro da CGU, Waldir Pires, em reconhecimento ao trabalho realizado por ele à frente do órgão.

O ano de 2013 marca os dez anos de criação da Convenção da ONU contra a Corrupção (UNCAC). Em vigor desde 2005, a Convenção já foi ratificada por 171 países e tem por objetivo fortalecer a cooperação internacional, para ampliar a prevenção e o combate à corrupção em todo o mundo.

A corrupção é o maior obstáculo ao desenvolvimento econômico e social na atualidade. Todos os anos, US$1 trilhão é pago em suborno, enquanto cerca de US$2,6 trilhões são roubados pela corrupção - essa soma equivale a mais de 5% do Produto Interno Bruto mundial.

Zero Corrupção - 100% Desenvolvimento

O UNODC e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram uma nova campanha global contra a corrupção na semana passada, durante a 5ª Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (COSP5), que reuniu mais de 1.500 representantes de Estados Parte, parlamentos, organizações inter-governamentais, sociedade civil, setor privado e mídia na Cidade do Panamá. Com o tema Zero Corrupção - 100% Desenvolvimento , a campanha tem como objetivo reunir pessoas de todas as esferas da sociedade na luta contra a corrupção, servindo como uma chamada global para ação contra a corrupção e conscientização sobre a UNCAC.

Este ano, o UNODC e o PNUD organizaram uma competição para jovens criarem uma campanha de conscientização sobre os efeitos corrosivos da corrupção sobre o desenvolvimento, reconhecendo o papel fundamental dos jovens de hoje de conduzir uma agenda para um futuro construído sobre bases sólidas e honestas. Entre as centenas de propostas recebidas de todos os cantos do mundo, o vencedor foi um estudante de Ruanda chamado Loic Christian Muhunde, de 24 anos, cuja mensagem, simples mas universal, reforça a idéia de que o desenvolvimento só pode prosperar quando a sociedade combater as causas fundamentais da corrupção.

Durante a COSP5 também foram apresentadas uma série de novas publicações do UNODC sobre corrupção, incluindo uma ferramenta para apoiar o jornalismo investigativo. Investigando a corrupção: uma ferramenta para governos e jornalistas abrange aspectos que incluem a proteção ao anonimato das fontes, o direito de acesso à informação e medidas auto-regulatórias.

Também vale destacar o lançamento de um guia de estratégias para combater a corrupção na organização de grandes eventos públicos, um documento sobre corrupção e contrabando de migrantes e um novo relatório da iniciativa conjunta do Banco Mundial e do UNODC para Recuperação de Ativos (StAR, na sigla em inglês), sobre ações de combate a subornos transnacionais.

Serviço

Data: 9 de dezembro de 2013 
Hora: 8h30 
Local: Universidade dos Correios
Endereço: Setor de Clubes Esportivo Norte (SCEN) - Trecho 02 - Lote 04 - Via L4

Informações relacionadas:

www.anticorruptionday.org

Materiais da campanha contra a corrupção

Fichas informativas:

Corrupção e Desenvolvimento (em português, inglês e espanhol)

Corrupção e Meio Ambiente (em português, inglês e espanhol)

Convenção da ONU contra a Corrupção (em português, inglês e espanhol)

Publicações:

Investigando a corrupção: uma ferramenta para governos e jornalistas

A strategy for safeguarding against corruption in major public events (disponível apenas em inglês)

Corruption and the smuggling of migrants (disponível apenas em inglês)

Left out of the Bargain: Settlements in Foreign Bribery Cases and Implications for Asset Recovery (disponível apenas em inglês)

Todas as notícias