UNODC promove encontro regional para debater estratégias contra a corrupção

Debate sobre corrupção na sede da ONU na capital paraguaia

Assunção, 19 de dezembro de 2013 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) organizou um encontro de três dias entre autoridades do Brasil, do Chile, do Uruguai e do Paraguai em Assunção como parte das atividades para o Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado em 9 de dezembro. O Encontro Regional Anticorrupção teve por objetivo aproximar as experiências dos países participantes a respeito do combate à corrupção e fortalecer o novo governo paraguaio quanto às medidas anticorrupção.

Durante a visita, as autoridades paraguaias foram apresentadas às iniciativas da Controladoria-Geral da União do Brasil, da Fiscalia do Ministério Público do Chile e da Junta de Transparência e Ética Pública do Uruguai. Além disso, o UNODC conduziu debates e atividades com participação do setor privado, de instituições  não-governamentais e de outros organismos internacionais envolvidos com o tema da corrupção.

Autoridades reunidas para o encontro regional

Chile e Uruguai têm os melhores Índices de Percepção de Corrupção (IPC) da região, medidas para a transparência e participação cidadã em marcha há mais de 4 anos. Já o Brasil tem realizado avanços neste tema nos últimos anos, inclusive após a pressão das mobilizações populares e o Paraguai está em fase de instalação medidas preventivas e repressivas a atos de corrupção, inclusive com o envolvimento de distintas instituições dos três poderes do Estado. Os países compartilharam suas experiências positivas e desafios a partir de diversas perspectivas quanto à prevenção e à repressão da corrupção, considerando o perfil e a missão das instituições envolvidas com o tema.

O Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, por meio do Programa Nacional Integrado do Paraguai, presta assistência técnica ao país em três áreas de trabalho: crime organizado e tráfico; justiça e combate à corrupção; e redução da demanda de drogas e tratamento. Atualmente, o Estado paraguaio, em parceria com o UNODC, trabalha na construção de uma estratégia nacional contra a corrupção.

Todas as notícias