Estudantes participam de lançamento de programa educativo contra a corrupção com Mauricio de Sousa

Brasília, 3 de abril de 2014 - Cerca de 80 crianças de uma escola pública do Distrito Federal participaram ontem do lançamento da edição 2014 do programa "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!". A iniciativa pretende disseminar entre as crianças valores como participação social, democracia, autoestima, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem estar coletivo.

A fim de aproximar as crianças do conteúdo a ser trabalhado, o material educativo será protagonizado pelos personagens da Turma da Mônica, criados pelo cartunista Mauricio de Sousa. Nesse ano, o programa pretende alcançar cerca de 100 mil estudantes do terceiro ano do ensino fundamental, distribuídos em 1100 escolas de todo o Brasil.

O evento de abertura contou com a participação do cartunista Mauricio de Sousa; do Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage; do Ministro da Educação, José Henrique Paim e do Coordenador da Unidade de Estado de Direito do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Nivio Nascimento.

Em seu discurso, Sousa dirigiu a palavra diretamente aos estudantes: "Vocês vão ajudar a engrandecer esse país ainda mais. Vão aprender o que é ética, o que é cidadania, coisas que são necessárias para todos os cidadãos", disse ele. Nascimento destacou a importância do programa para o futuro: "Nós temos de investir nas novas gerações de crianças, que um dia ocuparão os cargos de poder do país".

Após explicar de forma simples como a corrupção afeta a vida de todos, Hage completou: "A Turma da Mônica vai saber ensinar muito melhor para vocês o que é combate à corrupção, cidadania e ética". Paim destacou a importância da continuidade desse programa, que em 2014 chega ao sétimo ano de realização.

O programa "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!" é realizado por meio de uma parceria da CGU, do Instituto Mauricio de Sousa e do UNODC desde 2008. Em 2009, o cartunista recebeu o prêmio UNODC por suas ações de incentivo à conscientização do público infantil em relação à corrupção com materiais informativos da Turma da Mônica.

Informação relacionada

Programa "Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!"

Todas as notícias