Pesquisa e guia sobre tráfico de pessoas serão lançados com debate em São Paulo nesta sexta

São Paulo, 8 de abril de 2014 - No dia 11 de abril, convidamos toda a imprensa para o lançamento de pesquisa e guia sobre o trabalho na mídia na área do tráfico de pessoas, produzidos pela ONG Repórter Brasil. Na sequência, será realizado um curso para os profissionais da imprensa de todo o país. A iniciativa integra o Projeto de Cooperação Técnica do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e da Secretaria Nacional de Justiça por meio de Carta acordo firmada com a ONG Repórter Brasil.

O lançamento acontecerá no auditório da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (Pátio do Colégio, 184), das 10h às 12h, incluindo um debate com especialistas no tema. O curso será realizado no sábado, 12 de abril.

A pesquisa "Tráfico de pessoas na imprensa brasileira" apresenta um diagnóstico da cobertura dos principais veículos de comunicação do país sobre o assunto, analisando a presença da temática no noticiário brasileiro e as abordagens mais comuns adotadas pelos jornalistas. O estudo teve como base a análise da produção de cinco jornais (Correio Braziliense, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo e Valor Econômico), entre janeiro de 2006 a julho de 2013, ano que marca a promulgação do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

A partir do diagnóstico inicial, foi elaborado o "Guia para jornalistas com referências e informações sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas", que também será lançado no dia 11 de abril. A publicação pretende contribuir para ampliar e qualificar a cobertura jornalística sobre a temática, auxiliando os profissionais de comunicação a abordar de forma mais aprofundada o tráfico de pessoas, evitando sensacionalismos, estereótipos, preconceitos e mitos.

Palestrantes:

  • Carlos Bezerra Jr (deputado estadual, criador da Lei Paulista de Combate ao Trabalho Escravo),
  • Eloísa Arruda (secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo),
  • Fernanda dos Anjos (diretora de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação da Secretaria Nacional de Justiça do MJ),
  • José Guerra (secretário executivo da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo),
  • Leonardo Sakamoto (coordenador da Repórter Brasil),
  • Luiz Fabre (membro da coordenação nacional de erradicação do trabalho escravo do Ministério Público do Trabalho - MPT),
  • Luiz Machado (coordenador do projeto de combate ao trabalho escravo da Organização Internacional do Trabalho- OIT),
  • Nívio Nascimento (coordenador da Unidade de Estado de Direito do UNODC no Brasil),
  • Renato Bignami (membro do programa de erradicação do trabalho escravo da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo),
  • Rogério Sotilli (secretário de Direito Humanos do Município de São Paulo),
  • Roque Patussi (coordenador do Centro de Apoio ao Migrante - CAMI).

Serviço

Data: Sexta-feira, 11 de abril de 2014
Hora: das 10h às 12h
Local: Auditório da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (Pátio do Colégio, 184, Centro, São Paulo, SP)

Contato para imprensa:

Carina Rabelo
Estrategista de Campanha
Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil
carina.rabelo@unodc.org
Cel: (+55 11) 98945-7063

Todas as notícias