Promovendo justiça e Estado de Direito, CCPCJ abre caminho para agenda de desenvolvimento do futuro

Viena, 13 de maio de 2014 - A 23ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (CCPCJ, em inglês) começou ontem, em Viena, com uma chamada do Diretor Executivo do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, para que os Estados Membros trabalhem em conjunto no combate ao crime em todos os países. O tema da Comissão deste ano é a cooperação internacional em assuntos criminais, que enfatiza a necessidade de que os países trabalhem conjuntamente em áreas como extradição, assistência jurídica mútua, confisco de bens e investigações conjuntas.

Esta sessão da CCPCJ antecede o Congresso das Nações Unidas sobre Crime, que será realizado no próximo ano no Catar, e que se concentrará na integração da prevenção ao crime e da justiça criminal ao trabalho mais amplo da ONU, a fim de enfrentar desafios econômicos e sociais e promover o Estado de Direito. Ao mesmo tempo, o evento abre o caminho para a cúpula da ONU sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015 marcada para setembro de 2015, durante a qual líderes mundiais irão decidir sobre a melhor forma de ampliar os progressos obtidos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O discurso de abertura de Fedotov na CCPCJ abordou muitos dos principais mandatos do UNODC, incluindo crime e desenvolvimento, tratamento de prisioneiros, violência contra as crianças, Estado de Direito, tráfico de pessoas e contrabando de migrantes.

"A base de todos esses esforços, seja para combater crimes contra a natureza ou para barrar o tráfico e a lavagem de dinheiro, é a cooperação internacional em assuntos criminais". Fedotov disse que isso é necessário quando se lida com um "mundo globalizado, caracterizado por um nível sem precedentes de conectividade".

Os cinco dias da 23ª Sessão da Comissão sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal terão inúmeras discussões sobre as tendências da criminalidade, com mais de 40 eventos paralelos de alto perfil, bem como a adoção de uma série de resoluções sobre questões criminais.

Fedotov falou para uma plateia de cerca de 800 representantes dos Estados Membros, da sociedade civil e da mídia. Outros oradores notáveis ​​na abertura incluíram o presidente da CCPCJ, Vladimir Galuska, Representante Permanente da República Tcheca junto à ONU em Viena; Ahmad bin Abdullah Al Mahmoud, Vice-Primeiro-Ministro do Catar; Andrea Orlando, Ministro da Justiça da Itália e Joaquín Hernán Estrada Santamaría, Procurador-Geral de Nicarágua.

Informação relacionada:

Discurso completo do Diretor Executivo, Yury Fedotov

23ª Sessão da CCPCJ

Comissão sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal

Todas as notícias