Declaração do Diretor Executivo do UNODC sobre o Dia Mundial de Combate à AIDS - 01 de dezembro de 2014

"Milhões de pessoas que sofrem com o HIV têm visto, durante décadas, suas necessidades sendo ignoradas. A prevenção e o tratamento que salvam vidas e que deveriam alcançar a todos são, muitas vezes, inexistentes, arbitrários ou dependem da localização, gênero, idade ou histórico.

"Eliminando a lacuna" é o lema do Dia Mundial de Combate à AIDS deste ano e está focado na redução das disparidades no serviço de atendimento que criam essas poderosas desigualdades.

A campanha do UNAIDS convida todos a contribuir para a ampliação do acesso de pessoas de todos os lugares a receber a prevenção e o tratamento de que necessitam. Isso significa igualdade de condições para todos através do fechamento das lacunas de acesso existentes na testagem, tratamento e prevenção.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) oferece assistência a pessoas que usam drogas e a pessoas privadas de liberdade. Os países podem ajudar a conter a epidemia nessas populações e, assim, apoiar a meta global de acabar com a epidemia de AIDS até 2030.

Mas essas lacunas não podem ser superadas sem o combate ao estigma, à discriminação e às violações aos direitos humanos. Na resposta a Aids, ninguém deve ser deixado para trás ou ignorado. Leis e políticas precisam ser revistas para garantir o acesso de pessoas que usam drogas e pessoas privadas de liberdade aos serviços necessários, incluindo ações de redução de danos.

Os serviços relacionados à AIDS para prisioneiros, que constituem um elemento fundamental de seu direito à saúde, devem ser equivalentes àqueles oferecidos à sociedade em geral. Os programas de HIV nas prisões também devem ser adaptados para atender às vulnerabilidades específicas das mulheres.

Como parte desse trabalho crítico, o UNODC está auxiliando Estados-Membros a se prepararem para a Assembleia Geral da ONU sobre Drogas (UNGAS) de 2016, que está relacionada a discussões sobre as Metas de Desenvolvimento Sustentável, bem como para a Reunião de Alto Nível sobre AIDS da UNGAS de 2016.

No Dia Mundial de Combate à AIDS, o UNODC une-se aos seus parceiros no UNAIDS para encorajar a todos para a evitar novas infecções por HIV, especialmente entre pessoas que usam drogas e pessoas privadas de liberdade, ajudando a acabar com a epidemia de AIDS até 2030."

Yuri Fedotov
Diretor Executivo do UNODC

Todas as notícias