Agências da ONU e representações diplomáticas realizam a I Mostra Internacional de Filmes #ZeroDiscriminação

Brasília, 04 de dezembro de 2014 - Em comemoração ao Dia Mundial de luta contra a AIDS (1/12) e ao Dia Internacional de Direitos Humanos (10/12) teve inicio ontem, em Brasília, uma iniciativa inédita: a I Mostra Internacional de Filmes #ZeroDiscriminação.

A iniciativa coordenada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS no Brasil (UNAIDS) é resultado de uma parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e 12 representações diplomáticas com sede em Brasília: Alemanha, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, México, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, Suécia e União Europeia.

A mostra acontece entre os dias 1 e 10 de dezembro e conta com dez filmes e documentários de nove países diferentes e tem como objetivo promover uma reflexão através da arte sobre as diferentes formas de discriminação e violação dos Direitos Humanos.

Além dos filmes, a mostra conta ainda com duas exposições fotográficas. A exposição " A liberdade do olhar" revela a vida e o cotidiano dos presídios da capital gaúcha através dos olhares de detentos, detentas e funcionários. A exposição é o resultado de um projeto do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) com apoio do Ministério da Saúde e da Delegação da União Europeia no Brasil. O projeto objetiva desenvolver uma metodologia de capacitação e sensibilização sobre direitos humanos no sistema penitenciário. A proposta é utilizar imagens que retratem situações de vulnerabilidade relacionadas à promoção e/ou à violação de direitos humanos no cotidiano das prisões para promover uma discussão sobre o assunto, com foco em questões de gênero, violência e saúde. A exposição poderá ser visitada de 1º a 10 de dezembro, na Casa Thomas Jefferson da Asa Sul.

A exposição " TRANS[ver]", do fotógrafo Fábio Rebelo, poderá ser visitada na Aliança Francesa da Asa Sul de 1 a 10 de dezembro. As fotos retratam travestis e transexuais e suas modificações no corpo, roupas e modo de agir, como forma de expressar com naturalidade que elas também são pessoas com direitos e que merecem ser vistas e tratadas com respeito.

  Todas as notícias