UNODC assume presidência do Grupo Temático Ampliado da ONU sobre HIV/Aids (GT/UNAIDS)

 

Brasília, 08 de dezembro de 2014 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) assumiu hoje, em Brasília, a presidência do Grupo Temático Ampliado da ONU sobre HIV/Aids (GT/UNAIDS), para o período de 2015-2016.

Segundo Rafael Franzini, Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, assumir a presidência do GT/UNAIDS representa um compromisso pessoal, além do institucional. "Temos em nosso trabalho duas populações-chave para o tema do HIV: as pessoas privadas de liberdade e as pessoas que usam drogas. Por isso, certamente, é uma honra para o UNODC dirigir esse GT e uma grande oportunidade para o nosso escritório para  desenvolver um trabalho ainda mais pro ativo em matéria de HIV", destaca Franzini.

O Grupo Temático Ampliado das Nações Unidas sobre HIV/Aids (GT/UNAIDS) no Brasil foi constituído em 1997. Desde então, desenvolve ações voltadas ao apoio e ao fortalecimento de uma resposta nacional multissetorial à epidemia com vistas a atingir as metas de acesso universal à prevenção, tratamento, assistência e apoio. Durante sua trajetória, o GT/UNAIDS se consolidou como um mecanismo de coordenação e ação conjunta do Sistema ONU no país. O GT representa, hoje, no Brasil o maior e mais antigo grupo interagencial de cooperação. Diferentemente do que ocorre em muitos outros países, o GT/UNAIDS no Brasil incorpora também agências bilaterais e membros da sociedade civil, além de um conjunto de diversos atores do governo federal.

Todas as histórias