UNODC leva projeto "A Liberdade de Olhar" para Penitenciária Feminina do Distrito Federal

Brasília, 04 de fevereiro de 2015 - Depois de ter sido implementado com sucesso em duas penitenciárias de Porto Alegre e no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Brasília, o Projeto "A Liberdade de olhar" foi levado para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal.

O Projeto do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em parceria com a União Europeia no Brasil e com o apoio do Ministério da Saúde tem por objetivo desenvolver uma metodologia de capacitação e sensibilização sobre direitos humanos no sistema penitenciário. Para isso, entre os dias 19 e 23 de janeiro foram realizadas oficinas de fotografia, nas quais os participantes tiveram a chance de expressar seus olhares sobre o ambiente prisional, por meio da captura de imagens que representam as percepções e os sentimentos de quem vive o cotidiano dos presídios brasileiros.

As imagens produzidas pelos participantes foram utilizadas na segunda etapa do projeto que aconteceu entre os dias 26 e 30 de janeiro. Nesse segundo momento, aconteceram discussões sobre direitos humanos a partir das fotografias selecionadas pelos participantes que serviram para abrir um espaço de diálogo sobre as relações e percepções entre pessoas encarceradas e profissionais do sistema prisional, abordando conceitos e diretrizes sobre gênero, vulnerabilidades, promoção à saúde, prevenção de doenças e violência.

Participaram das oficinas 15 internas e 14 servidores das áreas de saúde, administração, segurança e assistência social do presídio que compartilham diariamente espaços internos específicos, mas que possuem perspectivas e papéis diferentes.

Saiba Mais:

A primeira edição do projeto teve inicio em agosto de 2013 na Penitenciária Feminina Madre Pelletier e no Presídio Central de Porto Alegre e teve como resultado a exposição "A Liberdade de Olhar". A exposição é composta por um acervo de fotografias resultantes das duas oficinas que foram realizadas com 17 internos e 18 profissionais dos presídios em Porto Alegre. No total, mais de 100 imagens que retratam o cotidiano dos dois presídios, clicadas nas oficinas por quem vive essa realidade todos os dias, foram exibidas em impressões e numa projeção junto a relatos dos participantes. A exposição aconteceu, em 2013, na Usina do Gasômetro e na Praça Quinze de Novembro em Porto Alegre. A exposição ainda esteve presente no Fórum Mundial de Direitos Humanos e na IV Mostra de Atenção Básica. Em novembro de 2014 foi levada para a Consulta Global para prevenção e tratamento para o HIV/Aids, atenção e suporte às pessoas vivendo com HIV/Aids em sistemas prisionais que ocorreu em Viena e em dezembro foi levada para a I Mostra Internacional de filmes #Zerodiscriminação que aconteceu em Brasília.

Em novembro de 2014, ocorreu a segunda edição do projeto no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Brasília que contou com a participação de 17 servidores, 15 internos e 4  professores do sistema prisional.   

Todas as notícias