UNODC participa de seminário de avaliação do projeto "Viva Melhor Sabendo"

 

Brasília, 07 de Abril de 2015 - "O projeto Viva Melhor Sabendo representa uma  estratégia inovadora que tem ampliado o acesso ao diagnóstico de populações que historicamente tem sido deixadas para trás na resposta a epidemia de HIV/AIDS" afirmou a Oficial de Programa de Saúde e Desenvolvimento do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, Nara Santos, na abertura do Seminário de Avaliação do Projeto Viva Melhor Sabendo que acontece entre nos dias 7 e 8 de Abril, em Brasília.

O seminário é dedicado a avaliar a execução de subprojetos desenvolvidos pelo Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde do Brasil.

O projeto Viva Melhor Sabendo é uma parceria do Ministério da Saúde com organizações da sociedade civil de todo o Brasil, que possui a missão de implementar a testagem rápida por fluido oral entre as populações-chave. A avaliação conta com a participação de todas as ONGs executoras da metodologia, além de representantes das coordenações estaduais e municipais de DST/AIDS e Hepatites Virais dos locais onde os subprojetos foram desenvolvidos.

Durante a abertura do evento, o Diretor do DDAHV, Fábio Mesquita, fez um resumo sobre o atual momento da resposta brasileira à epidemia de HIV/AIDS, contexto maior em que está inserido o "Viva Melhor Sabendo", um dos projetos do Departamento que visam aumentar a meta de testagem estabelecida para o Brasil pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS), de 90% das pessoas vivendo com o HIV diagnosticadas até 2020.

A Diretora do UNAIDS Brasil, Georgiana Braga-Orillard, também participou da mesa de abertura e destacou que "será apenas com enfoque nas populações mais vulneráveis que conseguiremos atingir a meta de 90-90-90 - trabalhando não somente o acesso à serviços, mas também intensificando a luta contra qualquer tipo de discriminação".

Saiba Mais:

Ampliar a testagem voluntária e oportuna do HIV às pessoas vulneráveis ao vírus é fundamental para responder à epidemia e interromper a cadeia de transmissão do vírus, evitando a morbidade e a mortalidade por meio da atenção precoce. 

Pensando nisso, em 2014 o Departamento lançou edital para que as ONGs ligadas às populações-chave e ao HIV/AIDS pudessem participar de um projeto de testagem em seus pares - homens que fazem sexo com homens, gays, transexuais, travestis, profissionais do sexo e pessoas que usam drogas. 

Batizado de "Viva Melhor Sabendo", o projeto utiliza o teste por fluido oral, cujo resultado sai em até 30 minutos. O teste foi normatizado em portaria do dia 18 de dezembro de 2013 e as ONGs foram capacitadas por meio de oficinas.

Todas as notícias