Brasília recebe III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

Brasília, 09 de abril de 2015 - Entre os dias 07 e 09 de abril, foi realizado, em Brasília, o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e reuniu cerca de cinco mil participantes, entre eles 500 prefeitas e prefeitos. Organizado pela A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o encontro tem como objetivo reforçar a importância da sustentabilidade para o desenvolvimento dos municípios e fomentar a abertura do diálogo entre as esferas de governo.

O mote deste terceiro encontro foi Nova governança federativa e o papel das autoridades locais no Brasil e no mundo. Atraídos por uma pauta construída a partir das demandas municipais, os participantes desta edição tiveram a oportunidade de trocar de experiências, ter acesso às boas práticas bem sucedidas de municípios com realidades comuns, além de assistir a debates e palestras sobre o desenvolvimento sustentável.

As palestras e debates do encontro foram divididos em seis eixos principais: Políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento local sustentável; Gestão, universalização e qualidade de águas; O protagonismo dos governos locais nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e no Habitat III; Mobilidade urbana: o impasse do atual modelo e a urgência por alternativas inclusivas, sustentáveis e de qualidade; Qualidade, financiamento e governança das políticas públicas locais e metropolitanas; As cidades, a reforma política e participação social.

No dia 09 de abril, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) participou da mesa de debates Políticas sobre Drogas: prevenção, educação, cuidado e repressão. Também participaram da mesa a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, e o psicanalista e especialista em políticas sobre drogas e direitos humanos, Aldo Zaiden.

Para Nivio Nascimento, Oficial de Programa da Unidade de Estado de Direito do UNODC, o problema das drogas não pode ser tratado apenas a partir de uma perspectiva criminal. Para obter uma resposta efetiva à questão das drogas é necessário diálogo e trabalho conjunto entre os diferentes atores envolvidos e diferentes níveis de governo. Nesse contexto, Nivio, apresentou três ferramentas que podem servir de referência na implementação de politicas de drogas nos municípios, são elas: Políticas Públicas em contextos de violência relacionados ao consumo de álcool e outras drogas, da Coerção à Coesão e Diretrizes Internacionais sobre a Prevenção do uso de Drogas.

"A vulnerabilidade associada ao uso abusivo de drogas é o grande problema enfrentado no país no que tange o contexto das drogas. Por isso, precisamos, de forma conjunta, continuar investindo em serviços de proteção social", completa Vitore Maximiano, Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). O Secretário apresentou ainda um panorama do atual cenário brasileiro, focando nos programas de prevenção e no tratamento de pessoas que usam drogas oferecidos pelo governo federal.

Com informações de: Site do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

Todas as histórias