UNODC participa de Seminário de Políticas Públicas sobre Drogas em Guarulhos

Décio Castro Alves / Foto: Márcio Lino

São Paulo, 10 de Abril de 2015 - Com o objetivo de facilitar os diálogos entre a rede intersetorial da gestão pública com a sociedade civil, o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) e o Comitê Gestor do Programa "Crack é Possível Vencer" organizaram o I Ciclo de Seminários e Debates - Políticas sobre Drogas e a Cidade: Conhecimento e Reflexões para Práticas Cidadãs no dia 10 de Abril, em Guarulhos, SP.

A Assistente de Programa de Saúde e Desenvolvimento do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Roberta Ataídes, participou da mesa Diretrizes Nacionais e Internacionais e Redução de Danos. Roberta apresentou dois documentos do UNODC que orientam o posicionamento da organização com relação a políticas sobre drogas no campo da prevenção  e também na área de cuidado e assistência  relacionados a dependência de drogas a partir de uma perspectiva de saúde. Os documentos apresentados foram: da Coerção à Coesão - Tratamento da dependência de drogas por meio de cuidados em saúde e não da punição e Diretrizes Internacionais sobre a Prevenção do uso de Drogas.

Também participaram da mesa Décio Castro Alves e Marina Paes do Projeto Redes da Secretaria Nacional de Drogas (SENAD) e Helena Fonseca Rodrigues da SENAD.

O Seminário surgiu da necessidade de abordar, de forma fundamentada e problematizadora, a questão do consumo de drogas, sua história econômica e social e seus desafios e perspectivas no contemporâneo, dando lugar a reflexões críticas e fomentando práticas condizentes com o fazer democrático do Estado.

A ideia é que, a partir destes fóruns de debates, sociedade civil, gestores públicos e profissionais das diversas secretarias tenham o oportunidade de construir, coletivamente, propostas criativas e arrojadas para pautar as ações das políticas públicas municipais.

Todas as notícias