DEPEN lança Programa de Capacitação e Pesquisa em Inteligência Penitenciária

Brasília, 26 de maio de 2015 - O Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) lançou, no dia 25 de maio, o Programa de Capacitação e Pesquisa em Inteligência Penitenciária. O objetivo do programa é oferecer o aperfeiçoamento, integração e promoção da Inteligência Prisional nos estados, impulsionando uma política nacional alinhada aos padrões internacionais de gestão e tratamento da informação.

Para o seminário de lançamento do programa, foram convidados secretários de Justiça dos estados e diversos técnicos de inteligência penitenciária. A abertura do evento ficou por conta de Renato De Vitto, Diretor geral do DEPEN, Rafael Franzini, Representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e Ana Inés Mulleady, Representante-residente Adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Também estavam presentes na abertura representantes de órgãos como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Ministério da Justiça, Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Rafael Franzini, do UNODC, destacou que a Inteligência Penitênciária é um componente fundamental para racionalizar o uso das prisões como forma de conter o crime e a violência. "O Brasil apresenta hoje a quarta população carcerária do planeta sem que isso resulte em mais segurança para a sociedade. É necessário um grande esforço intersetorial para diminuir o encarceramento e propiciar a reinserção social", finaliza.

 

Nivio Nascimento, UNODC

No dia 26, o evento contou com duas conferências: "Grupos organizados no sistema carcerário", proferida por Camila Dias, professora da Universidade Federal do ABC  e "Gestão da Segurança e Prisioneiros de Alto Risco", ministrada por Nivio Nascimento, Oficial de Programa da Unidade de Estado de Direito do UNODC.

Em sua apresentação, Nivio explicou que o encarceramento em massa tem contribuído para o surgimento e fortalecimento de organizações criminosas e, por isso, investir em inteligência é fundamental: "a escolha dos temas Capacitação e Pesquisa é muito apropriada, pois é importante entender o problema a partir de evidências científicas para poder treinar diferentes setores da administração penitenciária, incluindo a inteligência."

O evento foi finalizado com uma mesa entitulada Integração entre Inteligência penitenciária e Inteligência policial, conduzida pela Coordenação-Geral de Inteligência do Departamento Penitenciário Nacional e pela Diretoria de Inteligência Policial do Departamento de Polícia Federal.

Com informações do Departamento Penitenciário Nacional. 

Todas as notícias