UNODC lança treinamento para prevenir a corrupção no setor privado

Brasília, 15 de junho de 2015 - O que é  Compliance? Pode-se dizer que é uma prática corporativa que busca prevenir a corrupção dentro das empresas, por meio de medidas de controle que garantam a transparência das operações e evitem o cometimento de atos ilegais por parte dos funcionários.

Com a nova lei anticorrupção adotada no Brasil em 2013 (Lei 12.846/2013), as organizações vêm dando cada vez mais importância aos programas de compliance estabelecidos e/ou exigidos pela legislação visando detectar, prevenir e combater fraudes e infrações às leis e regulamentos aplicáveis às suas atividades, bem como assegurar que seus valores e padrões de conduta sejam observados por seus colaboradores.

Foi pensando nesta necessidade que o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) desenvolveu o  treinamento  Prevenção à corrupção no setor privado: análise de casos reais. Com o objetivo de fomentar a cultura de prevenção à lavagem de dinheiro, corrupção e financiamento de terrorismo, e para estimular a implementação de programas efetivos de Compliance, o treinamento desenvolvido pelo UNODC explora as implicações dos regulamentos e convenções internacionais, além da nova Lei Anticorrupção e seu impacto no dia-a-dia das empresas

O treinamento tem a duração de dois dias e um programa interativo que oferece aos participantes um amplo conhecimento das consequências mais graves em não ter um programa de compliance anticorrupção efetivo. Os participantes aprendem na prática os temas do programa ao analisar situações reais por meio de estudos de caso, com discussões em grupo e cenários interativos. O objetivo desses exercícios é recriar a complexidade das situações de casos reais de um setor de compliance, e dar ao participante a chance de tomar decisões em tempo real nos exercícios propostos.

Metodologia de Treinamento

O programa do treinamento é focado na metodologia "aprender-fazendo", o que significa que o participante esteja diretamente envolvido no processo de aprendizagem. O treinamento apresenta delitos relacionados à corrupção em processos corporativos permitindo que os participantes aprendam realmente fazendo o trabalho por si próprios.

O workshop é realizado durante dois dias de trabalho, sendo um período dedicado a apresentações de especialistas e três períodos voltados a analisar casos por um grupo de até 60 participantes, dividido em subgrupos com até 10 pessoas cada um.

No final do programa, cada grupo entrega o seu caso com base em evidências coletadas durante a investigação simulada.

Alguns dos temas abordados durante o treinamento:

Boas práticas nacionais e internacionais para atendimento a disposições de medidas de anticorrupção,

  1. Programa de compliance, dentro de uma estrutura de governança corporativa, como uma ferramenta de geração e proteção de valor em relação aos requerimentos anticorrupção;
  2. Procedimentos Internos de Combate à Corrupção e Gestão de Riscos
  3. Canais de denúncia, códigos de ética e manuais de conduta (internos e para terceiros)
  4. Estratégias para identificar situações de risco específicas.
  5. A Nova Lei anticorrupção, regulamentos e convenções internacionais e seus impactos para o Setor Privado

Para saber mais sobre o treinamento e valores, envie um e-mail para  indira.fernandes@unodc.org ou ligue para +51 61 3204-7223.

Informações para a imprensa

Luciana Nemeth - luciana.nemeth@unodc.org

+55-61- 3204-7206

Todas as notícias