Diretor Executivo fala sobre o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas

26 de junho de 2015 - Hoje é um dia importante para focar na ameaça da produção, do tráfico e do uso de drogas ilícitas. Ações mais robustas são necessárias para fortalecer o sistema de justiça penal, quebrar as redes de crimes que atuam na miséria e no sofrimento, e para nutrir respostas que tenham como base os direitos humanos e a saúde.  

As pessoas também enfrentam fortes doresdevido à falta de medicamentos controlados para fins medicinais. Medidas devem ser tomadas para garantir que as pessoas, em todo o mundo, possam ter acesso ao alívio da dor onde for necessário. Devemos, também, fazer todo o possível para promover um melhor entendimento sobre o uso de drogas como uma condição social e de saúde que, como o HIV/AIDS e a hepatite, pede prevenção, tratamento e cuidado constantes.

A ciência e as práticas baseadas em evidências devem prevalecer no fornecimento da prevenção e do tratamento do uso da droga. Essas abordagens são os fundamentos de todos os nossos esforços. Com aproximadamente 200 mil mortes relacionadas à droga e com 1.65 milhões de pessoas infectadas pelo HIV em 2013, o acesso à prevenção e ao tratamento baseados em evidências podem, por vezes, ser a diferença entre a vida e a morte.

Neste momento, em todo o mundo, apenas uma a cada seis pessoas que usam drogas tem acesso ao tratamento. E as mulheres enfrentam numerosas barreiras para ter acesso ao tratamento - enquanto um a cada três usuários de droga, em todo o mundo, é mulher, apenas um a cada cinco usuários em tratamento é mulher.   

A África, particularmente o oeste e o leste da África, também continua vulnerável ao tráfico e ao consumo de drogas ilícitas. Essas tendências são parte do ataque do crime organizado à segurança, à saúde e ao desenvolvimento de uma região já fragilizada. O nexo entre o crime organizado e o terrorismo - incluindo o aparente  papel do tráfico de drogas - é uma séria ameaça. O cultivo de ópio no Afeganistão continua sendo/representando um enorme desafio, do mesmo modo que a produção de cocaína na América Latina.

O trabalho do UNODC demonstra que uma abordagem equilibrada para o enfrentamento à oferta e à demanda da droga é fundamental. O Desenvolvimento Alternativo para agricultores que plantam cultivos ilícitos também tem um papel crucial. O Desenvolvimento alternativo promove a proteção do meio ambiente, apoia as comunidades afetadas por outras formas de crimes, incluindo crimes contra a vida selvagem e as florestas, e empodera as mulheres.

Os países também devem trabalhar mais para proteger a promessa de futuras gerações. Os jovens devem ser encorajados a empreender novas iniciativas que possam desenvolver aspirações e oportunidades, assim como dignidade.

A Sessão especial da Assembleia Geral da ONU sobre o problema das drogas no mundo, que acontecerá em abril de 2016, pode auxiliar nas trocas de ideias e lições aprendidas, e pode fazer muito mais para ajudar a alcançar os objetivos estabelecidos na Declaração Política e no Plano de Ação até 2019.

No Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, e diante da Encontro da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, é importante lembrar que as drogas ilícitas minam o meio ambiente, a segurança e o desenvolvimento. Contrapor-se ao impacto das drogas por meio de uma abordagem equilibrada que tenha como base os direitos humanos é vital para proteger e promover a saúde e o bem estar da humanidade.

Yury Fedotov

Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime 

Saiba Mais

Relatório Mundial sobre Drogas (em inglês)

Todas as notícias