UNODC participa do Seminário de Prevenção em Políticas Públicas sobre Drogas, em Recife

 

Recife, 03 de julho de 2015 - Realizado no auditório Fafire, em Recife, o Seminário de Prevenção em Políticas Públicas sobre Drogas teve o objetivo de discutir e articular ações voltadas à prevenção do uso problemático de drogas. O público do seminário foi composto por profissionais da rede socioassistencial, professores, estudantes, integrantes dos movimentos sociais e representantes dos conselhos.

O encontro foi promovido pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSDH). A abertura do evento foi realizada pelo Secretário Isaltino Nascimento, que ressaltou a criação da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas no estado de Pernambuco. "O que queremos é discutir e construir políticas públicas de forma articulada, priorizando as ações preventivas, com educação, assistência, lazer, qualificação e saúde", afirmou o secretário.

Uma das mesas do seminário discutiu "O contexto das políticas públicas na prevenção ao uso de drogas", que teve a apresentação da Oficial de Programa para HIV do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Nara Santos, do coordenador da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Leon Garcia e da consultora da SENAD para o projeto redes nos municípios do Estado de Pernambuco, Melissa Azevedo. A mediação foi feita pela secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Márcia Ribeiro.

 

Entrega do Diploma de Mérito pela Valorização da Vida

Dando destaque para as diretrizes internacionais de prevenção, Nara destaca a importância da evidência científica no trabalho de prevenção. "A ciência da prevenção fez enormes avanços nos últimos 20 anos, permitindo identificar que, com base em evidências, estratégias de prevenção precisam extrapolar o campo da informação. As evidências apontam para a importância da relação entre a prevenção e o processo de socialização de crianças e adolescentes", explica Nara.

Citando a publicação Diretrizes Internacionais sobre a Prevenção do uso de Drogas do UNODC, Nara destaca ainda que, para cada dólar gasto em prevenção, pelo menos dez podem ser economizados em custos futuros com saúde, programas sociais e crime.

No período da tarde, foram apresentadas informações sobre as "Redes de prevenção: experiências exitosas de prevenção", com a psicóloga da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Larissa de Almeida Nobre Sandoval. Em seguida,  houve a entrega do "Diploma de Mérito pela Valorização da Vida" a pessoas físicas e jurídicas. A premiação é anual, concedida a personalidades e instituições que colaboram de forma científica, cultural, técnica ou clínica com o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas.

Com informações do site da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

Todas as histórias