UNODC e Ministério da Justiça lançam relatório sobre Tráfico de Pessoas

 

Brasília, 30 de Julho de 2015 - "Em nome do Diretor-Executivo do UNODC, Yuri Fedotov, e interpretando a mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, estamos hoje aqui para trazer uma mensagem de esperança para as vítimas de um dos crimes mais desprezíveis já conhecidos na historia da humanidade: O TRÁFICO DE PESSOAS", afirmou o Representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, Rafael Franzini durante o lançamento do mais recente relatório nacional sobre o tráfico de pessoas e do lançamento do selo comemorativo dos Correios, feito especialmente para homenagear a Campanha Coração Azul. O evento ocorreu, nesta quinta-feira (30), Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, em Brasília.

De acordo com dados do relatório, apresentados pelo Secretario Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, houve um aumento no número de denúncias de tráfico de pessoas recebidas nos canais de atendimento Disque 100 e Disque 180. O Secretario destacou que, esse número é importante, pois mostra que os canais de atendimento telefônico tem sido efetivos e ressaltou que, um aumento no número de denúncias, pode não representar um aumento do número de casos de tráfico de pessoas.

A abertura da solenidade foi realizada pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo que disse ser inacreditável que, em pleno século 21, pessoas ainda sejam transformadas em objetos. O Ministro lembrou ainda que a participação da sociedade é fundamental na prevenção e punição desse crime e convocou toda a sociedade a apoiar a Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas.

Durante a cerimônia, o Representante do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, mencionou que os dados apresentados no relatório permitem ponderar sobre as pessoas que recorreram a serviços públicos em função da vitimização por tráfico de pessoas. Desse modo, as vítimas, ocorrências, operações, inquéritos e presos identificados junto a diferentes órgãos e serviços governamentais podem ajudar a entender alguns aspectos do fenômeno do trafico de pessoas no Brasil. Rafael lembrou ainda que em função dos esforços do governo e de ações de conscientização como a Campanha Coração Azul, espera-se que esses números cresçam nos próximos anos, demonstrando assim um comprometimento cada vez maior com essa grave forma de violação dos Direitos Humanos.

O Ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas, a Ministra Interina da Secretaria de Políticas para Mulheres, Aparecida Gonçalves e o Sr. Clecio dos Santos Nunes, Representante dos Correios também participaram do lançamento.

Todas as histórias