Semana internacional de Compliance e Ética

Entre os dias 01 e 07 de novembro é comemorada mundialmente a semana de Compliance e Ética.

Mas o que é compliance afinal?

A palavra Compliance vem do verbo em inglês "to comply", que significa cumprir, satisfazer. Quando uma empresa está em compliance, significa que ela está em conformidade, cumprindo as leis e regulamentos internos e externos. Para que a "função de compliance" seja eficaz, é necessário o comprometimento da Alta administração e que esta faça parte da cultura organizacional, contando com o comprometimento de todos os funcionários. Todos são responsáveis por compliance. Um programa de compliance eficaz pode não ser o suficiente para tornar uma empresa à prova de crises,  mas certamente aprimorará o sistema de controles internos e permitirá uma gestão de riscos mais eficiente.

Uma das ações mais efetivas na prevenção de corrupção nas empresas é o treinamento. O treinamento é um mecanismo importante de conscientização e engajamento de funcionários, na medida em que a responsabilidade pelo cumprimento às regras é de todos na organização. Devem fazer parte deste treinamento todos os níveis da empesa, não apenas os cargos de liderança e executivos, bem como parceiros e fornecedores.

Foi pensando nesta necessidade que o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) desenvolveu o   treinamento   Prevenção à corrupção no setor privado: análise de casos reais. Com o objetivo de fomentar a cultura de prevenção à lavagem de dinheiro, corrupção e financiamento de terrorismo, e para estimular a implementação de programas efetivos de  Compliance, o treinamento desenvolvido pelo UNODC explora as implicações dos regulamentos e convenções internacionais, além da nova Lei Anticorrupção e seu impacto no dia-a-dia das empresas

O treinamento é voltado para empresas e tem a duração de dois dias, com um programa interativo que oferece aos participantes um amplo conhecimento das consequências mais graves em não ter um programa de compliance anticorrupção efetivo. Os participantes aprendem na prática os temas do programa ao analisar situações reais por meio de estudos de caso, com discussões em grupo e cenários interativos. O objetivo desses exercícios é recriar a complexidade das situações de casos reais de um setor de compliance, e dar ao participante a chance de tomar decisões em tempo real nos exercícios propostos.

Para saber mais sobre o treinamento e valores, envie um e-mail para   indira.fernandes@unodc.org ou ligue para +51 61 3204-7223.

Todas as histórias