UNODC leva exposição "Além do Olhar" para 10º Congresso de HIV/Aids e 3º Congresso de Hepatites Virais em João Pessoa

 

João Pessoa, 24 de Novembro de 2015 - Entre os dias 17 e 20 de Novembro, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, levou a exposição "Além do Olhar", para o 10º Congresso de HIV/Aids e 3º de Hepatites Virais que ocorreu em João Pessoa, Paraíba e contou com a participação de cerca de 2500 pessoas. Durante os três dias de congresso, centenas de participantes do congresso tiveram a chance de visitar e se emocionar com a exposição.

 

"Decidimos lançar a exposição durante o congresso, pois entendemos que ainda existe um grande distanciamento entre a sociedade e o sistema prisional. Assim, consideramos que essa seria uma excelente ocasião para aproximar gestores e profissionais da saúde e sociedade civil do tema", afirmou Nara Santos, Oficial de HIV/Aids do UNODC no Brasil. "Acredito que conseguimos atingir nosso objetivo durante o congresso, pois temos colhido diversos depoimentos de pessoas emocionadas que vem nos procurar para dizer o quanto ficaram sensibilizadas com a exposição", complementou.

A exposição "Além do Olhar" é resultado da segunda etapa de implementação do projeto "A Liberdade de Olhar" que ocorreu no Centro de Detenção Provisória de Brasília (CDP) e na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. No total, mais de 50 imagens que retratam o cotidiano dos dois presídios, clicadas nas oficinas por quem vive essa realidade todos os dias, foram exibidas junto a relatos dos participantes.

 

Projeto "A Liberdade de Olhar"

O projeto  "A liberdade de Olhar", tem como objetivo desenvolver uma metodologia de capacitação e sensibilização sobre direitos humanos no sistema penitenciário. A proposta é utilizar imagens que retratem situações de vulnerabilidade relacionadas à promoção e/ou à violação de direitos humanos no cotidiano das prisões para promover uma discussão sobre o assunto, com foco em questões de gênero, violência e saúde, mais especificamente na prevenção da Aids, das hepatites virais e da tuberculose.

Além do Distrito Federal, o projeto "A Liberdade de Olhar", que é uma iniciativa do UNODC em parceria com o Ministério da Saúde e Ministério da Justiça e com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil, já foi levado para os presídios femininos e masculinos de Porto Alegre e Aparecida de Goiânia.

Todas as histórias