Declaração do Diretor Executivo do UNODC, Sr. Yury Fedotov sobre o Dia Mundial da AIDS

 

Viena, 01 de Dezembro de 2015 - Hoje, nós nos unimos com governos, organizações da sociedade civil e com o  UNAIDS para aumentar a conscientização sobre a necessidade de respostas globais rápidas e progressivas à Aids.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids também chega em momento oportuno e crucial na resposta global à Aids. Para acabar com a Aids até 2030 precisaremos de investimentos direcionados para a prevenção do HIV, tratamento e cuidado para as pessoas vivendo com o HIV.

Com igual importância, se faz necessária a construção de pontes entre saúde, justiça e segurança pública.

Essas pontes são vitais. A ação coletiva e a cooperação precisa e deliberada podem superar os obstáculos políticos e legais que impedem o acesso aos serviços de HIV. Isso inclui ampliar programas com abordagens integrais e garantir a igualdade de acesso aos serviços de HIV.

Para acabar com a Aids até 2030 é necessário abraçar a responsabilidade compartilhada e expressar solidariedade global à questão. Temos compromissos e estratégias globais para alcançar este objetivo, mas temos de agir de forma rápida e deliberada.

Congratulo a aprovação em setembro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os quais são ambiciosos e arrojados. O mundo, ao fazê-lo, reafirma seu compromisso em acabar com a epidemia da Aids.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC, no que lhe concerne em seu trabalho com pessoas privadas de liberdade e com pessoas que usam drogas, continuará a colocar a ciência, a justiça, a dignidade, os direitos humanos e a saúde pública no centro da resposta internacional ao HIV.

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, convido a todos a seguir no trabalho em parceria buscando acabar com a Aids até 2030 e assim ajudar milhões de pessoas ao redor do mundo.

Todas as histórias