Dia Mundial de Combate à Aids: Unodc pauta drogas e HIV em seminário internacional da Abramd

 

Brasília, 15 de dezembro de 2014 - A cada ano, o dia 01 de dezembro é um marco para ações de enfrentamento à Aids no mundo inteiro. Com o Dia Mundial da Aids, diversas atividades são realizadas para lembrar à sociedade que a resposa à Aids ainda apresenta desafios. Este ano, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil participou de diferentes atividades em comemoração ao Dia Mundial de luta contra a Aids.

V Congresso Internacional da Abramd

 O Representante do UNODC LPO Brasil, Rafael Franzini, que participou da mesa de abertura do V Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD), aproveitou a ocasião para pautar o uso drogas e o HIV. Em seu discurso, Rafael, lembrou que em alguns países, como o Brasil, a epidemia do HIV está concentrada em alguns grupos, as chamadas populações-chaves e populações vulneráveis, que são pessoas que representam uma prevalência muito acima da média nacional da população brasileira. "As pessoas que usam drogas compõe esse grupo de populações-chaves e por isso são prioritárias na resposta à Aids, no Brasil. O UNODC está junto ao governo e sociedade brasileira para combater a epidemia de HIV entre pessoas que usam drogas e pessoas privadas de liberdade", afirmou Franzini.

Ao longo do evento, Rafael Franzini, participou, ainda de uma mesa que discutiu a Sessão Especial sobre Drogas da Assembléia das Nações Unidas (UNGASS), que acontecerá em 2016 e que será uma oportunidade única para os países de discutirem e repensarem suas políticas de drogas.

Divulgação do boletim epidemiológico do Brasil

 

Segundo a coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Saúde para divulgar os dados mais recentes sobre a Aids no Brasil, o Brasil reduziu em 5,5% a taxa de detecção de novos casos de aids em 12 anos. Entretanto, o crescimento da epidemia entre os jovens brasileiros ainda é uma preocupação para o governo. O boletim indica que houve um aumento de 36,5% no número de novos casos de aids nos últimos dez anos, entre pessoas com idades de 15 a 24 anos.

"Temos muitos desafios pela frente e diminuir o número de casos entre os jovens é um deles. A luta contra a aids no Brasil é referência mundial, mas estamos atentos aos jovens, é justamente por isso que eles são o alvo da campanha de combate à doença desse ano. Não podemos descuidar, a aids tem de ser encarada com a seriedade", afirmou o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.

Ainda, conforme o compromisso do Brasil de atingir a meta das Nações Unidas de 90 90 90 até 2020, o Diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, Fabio Mesquita, afirmou que na meta de tratamento o Brasil já alcançou 62% de cobertura e na última meta, a de carga viral suprimida, os números são mais animadores. Se considerarmos só adultos, já chegamos aos 90% com carga viral indetectável. Mas, se levarmos em conta todas as pessoas em tratamento, o percentual é de 88%.

Nomeação da nova embaixadora da Boa Vontade do UNAIDS Brasil

Para fechar as comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, o UNODC esteve presente, ainda, no evento de nomeação da nova Embaixadora de Boa Vontade do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (UNAIDS), a cantora Wanessa Camargo.

Durante a cerimônia, houve ainda o lançamento da exposição fotográfica nacional Positivo na Lata: Revelando a Vida. A mostra é o resultado das aulas de capacitação profissional em fotografia realizadas pelo Positivo na Lata a cerca de 100 jovens vivendo e convivendo com HIV/AIDS nas cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).

Nara Santos e Roberta Ataídes do UNODC

Rafael Franzini, Representante do UNODC

Adele do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais

Georgiana Braga, Diretora do UNAIDS Brasil

Todas as histórias