Reunião do GT/UNAIDS discute UNGASS sobre Drogas 2016

 

Brasília, 07 de Abril de 2016 - A primeira reunião de 2016 do Grupo Temático Ampliado das Nações Unidas sobre HIV/Aids (GT/UNAIDS), foi realizada no dia 5 Abril, no Ministério da Justiça em Brasília e discutiu a UNGASS sobre Drogas 2016.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), atual presidente do GT/UNAIDS, esteve representado na ocasião pelo Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini. Em sua apresentação, Rafael discutiu o processo de preparação e as principais questões relacionadas ao HIV para a UNGASS sobre Drogas 2016. "Para alcançarmos nosso objetivo de acabar com a Aids até o fim de 2030, precisamos de ações conjuntas voltadas para as pessoas que usam drogas, inclusive drogas injetáveis, pois elas são uma das populações chaves na luta contra a Aids. Nesse sentido, vemos a importância de reuniões como essa, onde temos a oportunidade de construir e fortalecer parcerias não apenas entre áreas distintas como justiça e saúde, mas também entre diferentes atores como organizações internacionais, governo e sociedade civil ", disse Franzini.

Em seguida, o Secretario Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Guilherme Mendes de Paiva, apresentou o posicionamento do Brasil durante a 59º Comissão de Narcóticos (Commission on Narcotic Drugs - CND), que ocorreu no entre os dias 14 e 22 de Março em Viena e fez uma comparação entre os documentos finais da CND de 2009 e de 2016, mostrando avanços sofridos nas políticas de drogas. O Secretario disse ainda que o Brasil tem tentado construir uma política de drogas integrada, interdisciplinar, baseada em evidências cientificas e com uma perspectiva de saúde que respeita os direitos humanos.  

A Diretora do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), Georgiana Braga-Orillard, destacou em sua fala a importância das pessoas que usam drogas para enfrentar a epidemia de Aids e lembrou que, esse ano além da UNGASS, a ONU terá outro evento global importante que discutirá HIV e onde o tema das drogas também precisa abordado, a Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre o fim da Aids, que será realizada em Nova York, entre 8 e 10 de junho de 2016.

Saiba Mais:

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) assumiu em Dezembro de 2014, em Brasília, a presidência do Grupo Temático Ampliado da ONU sobre HIV/Aids (GT/UNAIDS), para o período de 2015-2016.

O Grupo Temático Ampliado das Nações Unidas sobre HIV/Aids (GT/UNAIDS) no Brasil foi constituído em 1997. Desde então, desenvolve ações voltadas ao apoio e ao fortalecimento de uma resposta nacional multissetorial à epidemia com vistas a atingir as metas de acesso universal à prevenção, tratamento, assistência e apoio. Durante sua trajetória, o GT/UNAIDS se consolidou como um mecanismo de coordenação e ação conjunta do Sistema ONU no país. O GT representa, hoje, no Brasil, o maior e mais antigo grupo interagencial de cooperação. Diferentemente do que ocorre em muitos outros países, o GT/UNAIDS no Brasil incorpora também agências bilaterais e membros da sociedade civil, além de um conjunto de diversos atores do governo federal.

Todas as histórias