Nós sabemos como lutar essa luta, afirma chefe do UNODC em evento sobre tráfico de seres humanos em Viena

O Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) apela para que traficantes de seres humanos e contrabandistas de migrantes sejam parados, como parte da resposta global à crise de refugiados.

 

Viena, 25 de julho de 2016 - Em sua fala em evento especial que marcou o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, o Diretor Executivo do UNODC disse que traficantes de seres humanos e contrabandistas de migrantes lucram com a miséria.

Reconhecendo que a comunidade internacional também luta contra a maior crise de refugiados e migração desde a Segunda Guerra Mundial, Fedotov disse: "  Os conflitos armados e as crises humanitárias expõem aqueles que estão no fogo cruzado ao aumento do risco de serem traficados para fins de exploração sexual, trabalho forçado, remoção de órgãos, servidão e outras formas de escravidão".

Fedotov disse ainda que o novo Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas do UNODC, a ser lançado ainda neste ano, irá mostrar a ligação entre o tráfico de seres humanos e os fluxos de refugiados de países, incluindo Síria e Eritreia e envolvendo refugiados de Mianmar e Bangladesh.

Voltando-se para o que a comunidade internacional pode fazer para eliminar o tráfico de seres humanos, o chefe do UNODC observou que "por muito tempo, contrabandistas de migrantes e traficantes de seres humanos têm realizado seus negócios com impunidade".

"Mas", disse ele, "nós sabemos como lutar essa luta." Fedotov apelou à comunidade internacional para parar traficantes de seres humanos e contrabandistas migrantes, como parte da resposta coordenada à crise dos refugiados e do desafio de migração.

 

Ele conclama os governos a ratificarem e implementarem a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e seus protocolos adicionais sobre tráfico humano e contrabando de migrantes.

Os países também devem mostrar maior disposição para utilizar a assistência jurídica mútua e extradição para garantir que supostos criminosos não possam escapar da justiça simplesmente atravessando as fronteiras, disse ele.

Houve também uma necessidade de maiores doações ao Fundo Fiduciário Voluntário das Nações Unidas para as Vítimas de Tráfico de Pessoas. Fedotov também ressaltou que a Cúpula das Nações Unidas para Refugiados e Migrantes, em setembro deste ano, oferecerá uma oportunidade para reforçar todos esses esforços.

O evento especial sobre tráfico de seres humanos marcou o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, que é realizado todos os anos no dia 30 de julho.

Outros oradores estiveram presentes, incluído o representante permanente da Bielorrússia, Valery Voronetsky, e dos Estados Unidos, Laura Holgate, bem como representantes da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, a Organização Internacional para a Migração e do Centro Internacional de Política de Migração Desenvolvimento.

O discurso completo do Diretor Executivo está disponível no link   http://bit.ly/2arb4Vm.

Para mais informações

David Dadge

Porta-voz, UNODC

Telefone: (+43 1) 26060-5629

Celular: (+43-699) 1459-5629

Email: david.dadge@unvienna.org

Todas as histórias