Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas

 

Brasília, 25 de julho de 2016 - Acontece durante toda esta semana a Campanha Coração Azul, em razão do Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho. A iniciativa, lançada há dois anos pelo UNODC, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre esse crime terrível e mostrar solidariedade às vítimas.

O Diretor Executivo do UNODC, Yuri Fedotov, fez uma declaração destacando a gravidade do tráfico de pessoas, relacionada à atual crise de refugiados e migrantes.

"Os criminosos atacam pessoas carentes e sem redes de apoio, e veem os migrantes, especialmentes as crianças, como objetos fáceis para exploração, violência e abuso.

Os conflitos armados e as crises humanitárias expõem aqueles que se veem imersos nessas situações a um maior risco de serem vítimas de tráfico sexual, trabalho forçado, roubo de órgãos, escravidão e outras formas de exploração.

Apesar de que nem todos os migrantes são vulneráveis ao tráfico, no Relatório Global sobre o Tráfico de Pessoas 2016, que será lançado este ano, pode-se indentificar um padrão claro que liga a migração não documentada ao tráfico de pessoas."

O Diretor Excutivo reintera a importância de tomar medidas para combater o tráfico de pessoas e faz um chamado aos governantes para implementarem a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional.

"Claramente devemos implementar mais ações para deter os traficantes de pessoas, como parte de uma resposta coordenada e integral frente à crise dos refugiados e aos atuais desafios da migração que se encontram ao redor do mundo.

Faço um chamado aos governos para ratificar e implementar de maneira efetiva a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e seus Protocolos, para ajudar e proteger as vítimas e os direitos dos migrantes traficados, e promover a cooperação internacional eficaz para levar os criminosos à justiça.

Ao fortalecer as ações de acordo com os Protocolos, podemos reforçar a proteção às crianças, mulheres e homens vulneráveis, e ajudar a promover a segurança e a dignidade dos refugiados e migrantes em todas as etapas de sua viagem."

Fedotov ainda lembra das doações que podem ser feitas ao  Fundo Fiduciário Voluntário das Nações Unidas para as Vítimas de Tráfico de Pessoas.

"O Fundo é inteiramente financiado por doações. Este colabora com sócios de ONG em todo o mundo para atender as vítimas de tráfico, fornecendo abrigo e capacitação escolar e vocacional, bem como acesso a serviços de saúde, psicossocial, jurídico e econômico."

E finalmente, o Diretor Executivo do UNODC incentiva todos a se conscientizar do crime de tráfico de pessoas e a se solidarizar pelas vítimas.

"E por fim, encorajo a todos - eleitores e líderes comunitários, empresários e empregados, professores e alunos, consumidores e turistas - educar-se e educar seus familiares, e ajudar a conscientizar sobre este crime terrível.

Neste Dia Mundial das Nações Unidas contra o Tráfico de Pessoas, comprometemo-nos a trabalhar em conjunto para dar uma voz muito necessária e uma mão amiga às muitas crianças, mulheres e homens que, à sua maneira, ainda são muito vulneráveis ao tráfico de pessoas."

Todas as histórias