DPU lança concurso de redação sobre tráfico de pessoas

 

A Defensoria Pública da União (DPU) lançou, nesta quarta-feira 27 de julho, seu segundo concurso de redação, com o tema "Tráfico de pessoas -diga Não!" O Concurso de Redação da DPU está aberto a participantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas, inclusive na modalidade jovens e adultos (EJA). Escolas que tenham interesse em participar podem fazer sua inscrição  aqui e o prazo final para que cada escola envie o material dos alunos concorrentes é 5 de setembro de 2016.

Para o Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzin, o concurso é uma oportunidade para que a prevenção ao tráfico de pessoas seja levada a todo o país. "Em nível global, nossos últimos relatórios apontaram um crescimento no número de crianças traficadas," afirma o Representante. "Por isso, é importante promover o tema nas diversas faixas etárias, e o concurso de redação da DPU é uma ótima oportunidade de fazê-lo."

No Brasil, o UNODC trabalha na área do tráfico de pessoas desde 2002 e implementa, em parceria com o governo, a Campanha Coração Azul, de prevenção ao tráfico de pessoas, que conta com Ivete Sangalo como embaixadora da boa vontade.

As Nações Unidas definem o tráfico de pessoas como o "recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça ou uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, do abuso de poder ou de uma posição de vulnerabilidade ou de dar ou receber pagamentos ou benefícios para obter o consentimento para uma pessoa ter controle sobre outra pessoa, para o propósito de exploração". Em 2014, a Assembleia Geral da ONU definiu o dia 30 de julho como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Maiores informações sobre o concurso de redação podem ser encontradas no site da DPU:  www.dpu.gov.br.

Todas as histórias