Declaração do Secretário-Geral da ONU sobre as Olimpíadas

Chamada para a observância da trégua olímpica para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro

Brasília, 1 de agosto de 2016 - Uma semana antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, fez uma declaração com o intuito de propor uma trégua global durante os jogos no Rio de Janeiro.

"Eu convoco para que cessem as hostilidades em todo o mundo, em observância à Trégua Olímpica durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 no Rio de Janeiro.

Enquanto uma visão tão ambiciosa possa parecer impossível de ser realizada, o espírito olímpico nos convida a responder ao desafio. 

Os Jogos tratam, sobretudo, de quebrar recordes da capacidade humana. Eles motivam indivíduos e países de todo o mundo a ir além dos limites do que se pensava ser possível.

Com a mesma determinação, peço um estímulo para combinarmos esforços para ganhar medalhas nos campos dos Jogos e trabalhar para silenciar as armas nos campos de batalha.

Uma pausa nos combates seria uma manifestação dos valores que os Jogos procuram promover: respeito, amizade, solidariedade e igualdade."

O Secretário Geral destaca ainda os fatos que fazem essa edição das Olimpíadas ser histórica.

" Os Jogos deste ano já estão fazendo história como os primeiros a serem realizados na América do Sul. E o Comitê Olímpico Internacional deu um passo sem precedentes ao incluir uma equipe de refugiados e refugiadas, permitindo que atletas talentosos, forçados a fugir de suas casas, tenham a chance de buscar o ouro.

Esta iniciativa mostrará a força dos refugiados ao lembrar ao mundo que temos de fazer mais para combater as causas profundas de seu flagelo. Não há maior motivo para o êxodo do que o conflito, e não poderia haver melhor demonstração de solidariedade do que observar a Trégua Olímpica."

Por fim, Ban Ki-Moon salienta a importância do saudoso Muhammad Ali para o esporte e para levar a mensagem de paz nesse período.

" O falecido medalhista olímpico de ouro e Mensageiro da Paz das Nações Unidas, Muhammad Ali, incorporou o poder do esporte para mobilizar as pessoas globalmente. Certa vez, ele disse: 'Eu uso o boxe porque é uma plataforma para chegar às pessoas'. Muhammad Ali mostrou como atletas campeões podem promover a justiça.

Inspirado por seu exemplo, vamos pressionar todas as partes envolvidas em conflito para que deponham as armas sete dias antes do início dos XXXI Jogos Olímpicos de Verão até o sétimo dia após o final dos XV Jogos Paraolímpicos de Verão.

Que a serenidade da Chama Olímpica silencie o barulho das armas".

Todas as histórias