Programa Embaixadores da Juventude - depoimento do participante do ECOSOC Youth Forum 2015

 

Brasília, 17 de agosto de 2016 - O protagonismo jovem no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi amplamente discutido na última segunda-feira, 15 de agosto, no Dia Internacional da Juventude.  O evento ocorreu na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos (RJ), e contou com a participação do enviado especial  do Secretário-Geral da ONU para a Juventude e o assessor especial para o Esporte, o Desenvolvimento e a Paz. Jovens e lideranças de vários perfis sociais participaram do evento.

Alinhado com esse movimento que incentiva o protagonismo da juventude, está o  Programa Embaixadores da Juventude, fruto de uma parceria do UNODC com a Caixa Seguradora. Ser um embaixador da juventude  "une os jovens  para além das fronteiras físicas, para que possam ser protagonistas de suas histórias e agentes de mudança em seus locais de atuação". Essa é a conclusão a que chegou Wagner Navarro após participar do  ECOSOC Youth Forum 2015. Coordenador de esportes da Rede Urbana de Ações Socioculturais (RUAS) e graduando em Tradução pela UnB, o jovem de 26 anos tem uma história de pouco mais de 10 anos de militância juvenil em diversos movimentos.

 

Segundo ele, "a união dessa juventude em torno de uma agenda comum é o que nos permite ter esperança de que em breve teremos enfrentado os desafios que se colocam diante da grandiosa tarefa que é de garantir direitos. Penso ainda que a minha participação no  ECOSOC 2015 representa uma vitória coletiva da juventude de periferia, uma vez que devido ao espaço de protagonismo que eu tive a honra de ocupar, sirva de inspiração para outros jovens que também são protagonistas na construção de um mundo mais justo. Mais importante ainda é que mais jovens sejam protagonistas das pautas da juventude, em um movimento que estimule cada vez mais o jovem a se representar e a ocupar os espaços de fala e de decisão que lhe sejam de direto, para que assim seja agente causador das mudanças que pretende imprimir na sua realidade e de seus pares em suas localidades".

Questionado sobre como o  Embaixadores da Juventude o influenciou, Wagner contou que a "oportunidade foi determinante para ampliar minha visão de mundo, particularmente no que diz respeito aos desafios enfrentados pela juventude e poder contribuir com minha experiência para lançar luz sobre tudo aquilo o que se propõe a enfrentar. Sem dúvida, a experiência única que foi ser um Embaixador da Juventude continua e continuará reverberando no trabalho que temos feito coletivamente com foco em juventude".

Os interessados podem acessar o edital do programa através do link:  www.unodc.org/lpo-brazil/vacancies/2016/07/programa-piloto-de-formacao-de-embaixadores-da-juventude.html.

As inscrições encerram-se em 26 de agosto.

Que venham novos Embaixadores da Juventude!

Todas as histórias