Paraguai promove mesa de diálogo com organizações da sociedade civil

 

Assunção, 13 de setembro de 2016 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) realizou uma jornada de diálogo com representantes de várias organizações da Sociedade Civil que abordam a temática de Drogas, tais como Fe y Alegría, Remar Paraguay, PREVER, Enfoque Territorial, JOPACAD (Jovens e Profissionais Paraguaios contra o abuso de Drogas) e CIRD ( Centro de Informações e Recursos para o Desenvolvimento), com o objetivo de socializar sobre as atividades realizadas e discutir a situação atual das drogas no Paraguai.

O coordenador de programa do UNODC, Norberto Gamarra, iniciou a atividade ressaltando a importância da participação ativa da OSC no desenvolvimento da Política, Estratégia Nacional e Plano de Ação e mencionou que essa atividade estava sendo realizada a pedido do governo.

Os participantes concordaram sobre a importância de articular ações e de chegar a um consenso sobre o discurso do trabalho que desenvolvem e identificaram que o principal problema para dar seguimento e sustentabilidade aos programas e ações que realizam é a falta de orçamento.

Durante a atividade, decidiu-se pela elaboração de um guia de consultas e estabelecida uma data de entrega. Esse guia contemplará a caracterização populacional, drogas lícitas e ilícitas, consumo problemático, atuais programas, realizações e recomendações. 

Em seguida, após revisão e consolidação de toda a informação, será realizado um segundo encontro de validação do relatório, que incluído no Diagnóstico Situacional sobre Drogas no Paraguai.

Essa foi a primeira instância consultiva do trabalho empreendido e espera-se a apresentação do produto final no fim deste ano.

Todas as histórias