Paraguai abordará tráfico de drogas, armas e pessoas em reunião em Brasília

 

Assunção, 8 de novembro de 2016 - Acontece no próximo dia 16 de novembro, em Brasília, um encontro entre representantes de países do Cone Sul para tratar das problemáticas do tráfico de armas e de pessoas, do contrabando, do tráfico de drogas, e do crime transnacional organizado. A informação é da chancelaria paraguaia que confirma a presença de representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai na reunião sobre segurança regional no Cone Sul.

Na ocasião, será proposto um princípio de "responsabilidade compartilhada", de modo que os Estados se comprometam a colaborar no combate contra esses crimes, disse o chanceler paraguaio, Eladio Loizaga.

O chanceler acrescentou que a Reunião sobre Segurança no Cone Sul servirá também para consolidar no Mercosul "uma política de segurança inclusiva e de cooperação através da troca de informações".

Loizaga realizou nesta terça-feira (8), na sede da chancelaria, em Assunção, uma reunião com o ministro do Interior, Tadeo Rojas; o de Defesa, Diógenes Martínez, e o titular da Secretária Nacional Antidrogas, Hugo Vera, para concretizar os temas que serão abordados em Brasília.

O Paraguai, que também participa desta reunião, recebeu o presidente Michel Temer, recentemente, em uma reunião que traçou com seu homólogo paraguaio, Horacio Cartes, um roteiro para a colaboração em segurança fronteiriça.

*Com informações do site Uol Notícias.

Todas as histórias