Assembleia Geral da ONU traça estratégia de implementação da Agenda 2030

 

Presidente da Assembleia Geral da ONU, Peter Thomson, fala a delegados sobre estratégia de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foto: ONU/Manuel Elias

O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Peter Thomson, anunciou na semana passada (8) um  plano estratégico para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A fim de motivar agentes globais, regionais, nacionais e comunitários, Thomson designou uma equipe especializada para a implementação dos objetivos, que será liderada pelo conselheiro especial Dessima Williams.

Ele será acompanhado de especialistas do secretariado das Nações Unidas e membros do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Banco Mundial, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e dos Estados-membros. O embaixador Macharia Kamau também atuará como enviado especial para a implementação dos ODS e para o combate às mudanças climáticas.

A equipe se concentrará em três etapas principais, que incluem a sensibilização do público acerca da importância da implementação dos objetivos; o reforço na dinâmica da implementação de cada um dos 17 ODS; e o apoio e a contribuição otimizada da ONU e agências na execução dos ODS em todos os níveis.

Para que a primeira fase do plano estratégico seja implementada, Thomson e a equipe vão, entre outras coisas, incluir os ODS nos currículos escolares em todo o mundo; trabalhar com jovens defensores e promover eventos e oficinas a respeito do tema, a fim de envolver o público e atrair novos intervenientes ao movimento.

Para segunda etapa, o presidente delineou objetivos e estratégias específicos para cada um dos 17 objetivos. Ele considerou a importância da colaboração com o setor privado, da promoção de novas tecnologias, da participação de líderes locais na definição de agenda internacional, bem como convocou os principais pensadores e acadêmicos.

A última fase, que visa a garantir a contribuição máxima da ONU e parceiros na implementação dos ODS, será alcançada mediante a convocação de reuniões regulares com o secretário-geral, com os Estados-membros, com os membros do Conselho Executivo da ONU, e através da participação da Assembleia Geral e do envolvimento da ONU com a sociedade civil, com o setor privado e outros atores importantes.

"A ONU tem o papel importante de ativar e alinhar todos os parceiros relevantes na busca universal e integrada da implementação dos ODS, tais como instituições financeiras internacionais, organismos multilaterais, autoridades reguladoras do setor privado, fundações filantrópicas, universidades e outros organismos", ressaltou.

"Um esforço universal é necessário se o nosso mundo quer realmente caminhar para um futuro sustentável para a espécie humana", concluiu Thomson.

O presidente da Assembleia Geral apresentará um relatório sobre o progresso da estratégia em julho de 2017.

*Com informações da Agência ONU Brasil.

Todas as histórias