O poder do esporte na prevenção da delinquência juvenil e do uso de drogas

Brasília, 13 de dezembro de 2016 - Na semana passada, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Governo do Distrito Federal (GDF) assinaram um novo acordo conjunto que visa utilizar o esporte como uma ferramenta para prevenir o crime e o uso de drogas entre os jovens. A iniciativa, que faz parte do Programa Global de Implementação da Declaração de Doha ( Global Programme on the Implementation of the Doha Declaration), oferece um programa de treinamento em habilidades para a vida para melhorar a inclusão dos jovens em risco e reduzir o comportamento antissocial. Emprega o ensino de  habilidades para fortalecer o comportamento adaptativo e positivo para lidar com fatores de risco relacionados à violência, ao crime e ao uso de drogas.

A cerimônia de assinatura, realizada no estádio da copa do mundo de Brasília, contou com a participação de autoridades de alto nível do GDF e da comunidade internacional, entre elas a primeira-dama, Márcia Rollemberg, a secretária de esporte, turismo e lazer, Leila Barros, e a secretária de segurança pública, Márcia de Alencar.

Rafael Franzini, Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, destacou a importância do esporte na promoção do respeito para alcançar a juventude, especialmente os grupos socialmente excluídos da sociedade. Ele agradeceu o apoio do Estado do Catar no financiamento do programa e destacou a vasta experiência do UNODC na prevenção baseada em evidências no campo da criminalidade, da violência e do uso de drogas. "Sociedades pacíficas e inclusivas são construídas com base em políticas destinadas às pessoas e na justiça para todos". Segundo ele, "prevenir a criminalidade juvenil  por meio do esporte fortalece as comunidades. "Estamos focados em atividades que desenvolvam mecanismos para amenizar as vulnerabilidades desses jovens, que sabemos estar associadas ao envolvimento no crime e no uso de drogas".

 Foto: Mariana Costa/Ascom SSP-DF

Já a primeira-dama, Márcia Rollemberg, agradeceu o UNODC pela implementação dessa parte do Programa Global no Brasil e acrescentou "acreditamos na participação, no controle social e no processo permanente de diálogo com todos os segmentos da sociedade ".

 

Foto: Mariana Costa/Ascom SSP-DF

Leila Barros, atleta e medalhista olímpica de vôlei, ressaltou que foi criada em uma comunidade de baixa renda do Distrito Federal e que o esporte a ajudou a superar os obstáculos em sua vida. Ela enfatizou que o esporte é uma ferramenta para transformação pessoal e construção de caráter de crianças e adolescentes. "O esporte ensina a conviver com as diferenças, a aprender o valor do outro, a respeitar o próximo e a lidar diariamente com as frustrações", resumiu. "Assim, aprendemos que há uma chance para fazer diferente todos os dias", avaliou a atleta. À frente da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, Leila se comprometeu a apoiar essa importante iniciativa e declarou sentir-se honrada de ser Brasília a primeira cidade a receber o programa de esportes da juventude.

Já a Secretária de Segurança Pública, Márcia de Alencar, agradeceu o apoio prestado pelo UNODC, e estabeleceu um vínculo entre esse programa de esportes e o programa Viva Brasília. Ela ressaltou que o programa do UNODC concentra-se em jovens vulneráveis e em situação de risco e é uma importante contribuição para o trabalho que está sendo realizado para reduzir os índices de criminalidade na cidade de Brasília e do Distrito Federal. "Temos que compreender a capacidade dos jovens e trazê-los para a cultura do esporte,  para prepará-los para o futuro", avaliou a secretária.

Nos próximos anos, várias atividades estão previstas no âmbito desse programa. Entre elas, está a participação ativa dos jovens como embaixadores de comunidades seguras e saudáveis, bem como um grande número de iniciativas desportivas nacionais e regionais orientadas para a juventude, em cooperação com organizações parceiras das Nações Unidas para promover as competências para a vida, valores cívicos, sociedades pacíficas e uma cultura da legalidade, em conformidade com a Declaração de Doha.

A cerimônia de assinatura foi precedida de visitas de especialistas em prevenção do crime e do abuso de drogas do UNODC a várias instalações esportivas e discussões com autoridades relevantes com o objetivo de preparar o terreno para testar e pilotar o recém-desenvolvido treinamento em habilidades para a vida e atividades relacionadas, incluindo eventos desportivos.

Foto: Mariana Costa/Ascom SSP-DF 

 

O Brasil é o primeiro país onde o programa será lançado. As atividades em outros países da região, bem como na Ásia e na região sul da África estão programadas para o início do próximo ano. 

Para mais informação: 

Doha Declaration Global Programme

UNODC and Crime Prevention and Criminal Justice

UNODC and Drug Prevention, Treatment and Care

Todas as histórias