UNODC lança manual para combater extremismo violento nas prisões


16 de janeiro de 2017 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançou nesta segunda-feira (16) um manual com recomendações práticas sobre como administrar prisioneiros extremistas violentos, prevenir a violência nas penitenciárias e  facilitar a reintegração social de detentos.

O manual pretende fortalecer componentes-chave da administração penitenciária, incluindo o treinamento de funcionários, o gerenciamento de riscos e os esforços de reabilitação de presos.

Tendo como alvo funcionários da administração penitenciária e autoridades governamentais, o documento é o primeiro guia técnico das Nações Unidas com o objetivo de endereçar a radicalização e o extremismo violento nas prisões.

"O manual alerta para o risco de presunções gerais sobre assuntos complexos, assim como sobre 'soluções rápidas' envolvendo a gestão de presos violentos", disse o UNODC em comunicado anunciando o manual, elaborado por especialistas de 25 Estados-membros, das Nações Unidas e outras organizações internacionais, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil.

Segundo o UNODC, além da perda de vidas e de danos econômicos, o extremismo violento pode dividir comunidades e dar margem a visões cada vez mais reacionárias e extremistas.

Em entrevista durante o lançamento do documento em Viena, na Áustria, o vice-diretor-executivo do UNODC, Aldo Lale-Demoz, enfatizou a necessidade de integrar ações em relação aos presos com reformas prisionais mais amplas.

"Superlotação, condições precárias de infraestrutura, capacidade de administração insuficiente e corrupção são fatores que prejudicam as tentativas de prevenir e combater efetivamente o extremismo violento nas prisões", disse.

Os participantes do evento de lançamento do relatório também reafirmaram a importância das Regras Nelson Mandela - Regras Mínimas da ONU para o Tratamento de Prisioneiros - para a administração penitenciária. 

Clique aqui para acessar o manual (em inglês).

    Todas las historias