UNODC abre inscrições para o programa Embaixadores da Juventude

 

Brasília, 1 de junho de 2017 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e o Instituto Caixa Seguradora abrem, a partir desta sexta-feira (2) inscrições para a edição de 2017 do Programa Embaixadores da Juventude, que ocorrerá a partir de julho deste ano. Podem se inscrever jovens entre 18 e 25 anos de idade, com conhecimento intermediário de inglês, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Superior e, sobretudo, que tenham espírito de liderança e papel transformador em suas comunidades.

O Programa de Formação Embaixadores da Juventude é uma iniciativa criada em 2016 e visa a capacitar jovens e adolescentes com alto poder de liderança e impacto social em temas e agendas internacionais, fortalecendo o poder de advocacy de seus participantes em defender suas pautas em agendas nacionais e internacionais. Na edição passada, 25 jovens de Brasília foram selecionados entre mais de 1.000 inscrições e, ao longo de aproximadamente 3 meses, participaram de palestras, rodas de debate e atividades práticas sobre temas como agenda do Sistema ONU, Direito Internacional, Empreendedorismo, Direitos Humanos, Saúde e Sexualidade e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre outros. Como consequência, vários jovens foram convidados para fóruns e seminários nacionais e internacionais, como o Fórum da Juventude da ECOSOC, em Nova York, e o Seminário sobre Políticas Juvenis e de Desigualdade na América Latina, na Cidade do México.

Segundo Anna Beatriz Dimas, 22, a experiência de participar do Projeto teve impactos diretos em sua vida pessoal e profissional. "O programa abriu meus olhos para a acessibilidade, o empreendedorismo e a inclusão, e hoje trabalho na empresa júnior (...) onde estamos com um projeto para implantar a acessibilidade linguística no ambiente de trabalho. Além disso, graças à formação, tive a oportunidade de ser escolhida para representar o Brasil e as empresas juniores brasileiras no Ship* Festival, um festival finlandês de startups", afirma a brasiliense.

Para a edição de 2017, o Programa terá como eixo central a Agenda 2030, que irá guiar os cinco módulos de atividade. Com tal abordagem focada à capacitação sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, visa-se a formar líderes de mudança social e, sobretudo, multiplicadores dos ODS.

O período de inscrições para o Embaixadores da Juventude estende-se até o dia 15 de junho.
Mais informações podem ser encontradas na página do Embaixadores da Juventude no Facebook.

Link para o edital: clique aqui.
Link para a ficha de inscrição: clique aqui.

Todas las historias