Declaração do Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, no Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas

Viena, 30 de julho de 2017 - Hoje é o Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas. O lema do UNODC é "Vamos agir agora para proteger e auxiliar as vítimas do tráfico". Isso é especialmente importante devido à ligação entre conflitos, tráfico e contrabando de migrantes. 

Grupos criminosos se alimentam dos conflitos mundiais e da instabilidade e insegurança que eles criam. Conflito é um terreno fértil para atividades criminosas; pessoas obrigadas a deixar suas casas caem nas armadilhas de traficantes de seres humanos ao tentarem, desesperadamente, escapar da violência.

O Relatório Global do UNODC sobre Tráfico de Pessoas mostra que, antes de 2011, a população da Síria era menos propensa a tornar-se vítima desse crime cruel. Desde o início da crise no país, no entanto, um crescente número de países da Europa, da Ásia e do Oriente Médio têm detectado vítimas do tráfico provenientes da Síria. 

À medida em que aumentam as evidências sobre a capacidade do conflito de nutrir o crime, a comunidade internacional reconhece cada vez mais a necessidade de enfrentar a vulnerabilidade das pessoas ao tráfico durante os conflitos. O Conselho de Segurança da ONU aprovou sua primeira resolução sobre esse tema e a Declaração de Nova York, do ano passado, apela para a necessidade de combater vigorosamente o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes, além de prestar apoio e assistência no âmbito da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional.

A Declaração também exige que as nações, de acordo com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável de 2030, ingressem em um pacto global para promover migrações seguras, ordenadas e regulares. Em preparação, a Assembleia Geral da ONU realizará uma sessão em Viena, Áustria, de 4 a 5 de setembro de 2017, para discutir essas questões, em particular a proteção e assistência necessária no âmbito do tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes.

De acordo com o tema deste ano, o UNODC também está trabalhando duro para promover o Fundo Fiduciário para as vítimas do tráfico, bem como a Campanha Coração Azul, que está sendo adotada em todo o mundo. Os recursos, as ações de advocacy amplamente apoiadas, a cooperação no âmbito do direito internacional e as ações locais são os pontos de partida para combater esse crime desumanizante que envergonha a todos. No Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas, vamos agir agora para ajudar e proteger as vítimas e para acabar com esse crime para sempre.

Para mais informações:

Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil

Telefone: +55 61 3204-7230 

comunicacao@unodc.org

Todas as histórias