Declaração do Diretor Executivo no Dia Mundial Contra a AIDS

Viena, 1 de dezembro de 2017 - Enfrentamos uma necessidade urgente de melhorar a cobertura dos serviços de prevenção e tratamento dos vírus HIV e da hepatite C entre as pessoas que usam drogas e para aqueles que estão dentro de prisões. Isso significa um aumento do investimento na prevenção do HIV e da hepatite C, pois qualquer falha nesse sentido pode levar a um aumento de novas infecções.

Outro dado preocupante é que mais de 30 milhões de homens e mulheres encontram-se nas prisões a cada ano no mundo. Os presos são cinco vezes mais propensos a viver com HIV, em comparação com adultos fora das prisões. A prevalência do HIV entre as mulheres nos presídios é quase sempre maior do que a prevalência entre homens na mesma situação.

No ano passado, os países adotaram um documento final na Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGASS) sobre o problema mundial das drogas. O documento final pode ser uma ferramenta poderosa para auxiliar os usuários de drogas com risco de contrair o vírus do HIV e as hepatites B e C.

A parceria e a cooperação entre atores-chave são vitais para o desenvolvimento de programas eficazes para ajudar os usuários de drogas e as pessoas em prisões. Essa cooperação pode ser alimentada pelo documento final da UNGASS, as regras de Nelson Mandela e as regras de Bangkok.

No Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, exorto todos os países a cumprir seus compromissos no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do documento final da UNGASS. Caso contrário, corremos o risco de deixar as pessoas que necessitam de serviços emergenciais de prevenção e de tratamento. Não podemos permitir que isso aconteça.

Para mais informação:

David Dadge
Spokesperson, UNODC
Telefone: (+43 1) 26060-5629
Celular: (+43-699) 1459-5629
Email: david.dadge[at]unvienna.org

    Todas as histórias s