Dia Internacional de Combate à Corrupção

Let's stand #UnitedAgainstCorruption!

Let's stand #UnitedAgainstCorruption! Image: UNODC

9 de dezembro de 2017  - Neste Dia Internacional de Combate à Corrupção, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) fazem um apelo para que as pessoas em todo o mundo se juntem a uma campanha mundial para se conscientizarem sobre a corrupção e agirem contra esse crime.

Todos os anos, US$ 1 trilhão é pago em subornos e cerca de US$ 2.6 trilhões são roubados anualmente devido a atos de corrupção, o que representa mais de 5 por cento do PIB mundial. A esse respeito, o slogan da campanha "Unidos contra a corrupção, para o desenvolvimento, a paz e a segurança" incentiva os governos, o setor privado e o público em geral a abordar conjuntamente essa questão.

Ao desenhar uma imagem sombria da situação, o diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, afirmou: "A corrupção tem um impacto catastrófico nas sociedades, ela nega acesso de pessoas vulneráveis à infraestrutura e as condenam a viver a desigualdade e a inequidade".

Ao observar que o crime acompanhou sucessivas gerações que abrange um número incontável de pessoas, o Sr. Fedotov disse que "para que as pessoas sejam retiradas da pobreza e o crescimento econômico seja promovido, o mundo deve permanecer unido contra a corrupção". No entanto, alcançar esse objetivo requer o uso decidido de ferramentas mais adequadas: a adoção universal e a plena implementação da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

Até hoje, 183 Estados fazem parte dessa Convenção. Ao enfatizar a necessidade de novos avanços nessa área, o Diretor Executivo do UNODC afirmou que as parcerias anticorrupção estabelecidas com o setor privado, com a sociedade civil e com o setor acadêmico  podem garantir que todos permaneçam unidos pelo fim da corrupção.

A luta contra a corrupção é parte integrante da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030. Ela clama por reduções substanciais da corrupção, como parte dos esforços para construir sociedades pacíficas e inclusivas no âmbito do Objectivo 16.

Semelhantes às do ano passado, as atividades que marcam o Dia Internacional de Combate à Corrupção estão sendo realizadas por escritórios de campo do UNODC, organizações da sociedade civil, governos e indivíduos para aumentar a conscientização sobre a corrupção. Os eventos que se concentram nos esforços anticorrupção vão desde reuniões com a imprensa a comemorações, como parte de um alcance público mais amplo.

Além disso, uma campanha abrangente de mídia social foi lançada hoje no início do dia. O material da campanha está disponíveis no microsite do Dia Internacional de Combate à Corrupção, incluindo um conjunto de cartazes em vários idiomas, que ilustram o impacto da corrupção em diversas áreas, tais como: educação, saúde, infraestrutura.

Para mais informação:

UNODC Executive Director's statement on the International Anti-Corruption Day

International Anti-Corruption Day campaign website

UNODC's action against corruption and economic crime

  All stories