Mensagem do Secretário-Geral da ONU no Dia Mundial contra a AIDS

1 de dezembro de 2017 - O mundo caminha bem para atingir o objetivo de acabar com a epidemia de AIDS até 2030. Quase 21 milhões de pessoas vivendo com HIV agora têm acesso ao tratamento - um número que deverá crescer para mais de 30 milhões até 2020. As mortes relacionadas à AIDS e às novas infecções por HIV estão em declínio. Existe uma grande esperança de que o mundo possa cumprir sua promessa - mas é preciso fazer muito mais.

Infelizmente, em alguns setores, a resposta ao HIV está atrasada. Em algumas regiões do mundo, exemplos de sucesso duramente conquistados estão sendo revertidos devidom ao aumento do número de novas infecções por HIV e mortes relacionadas à AIDS.

Mulheres e meninas continuam a ser desproporcionalmente afetadas pelo HIV, especialmente na África. Os homens são menos propensos a saber que vivem com o vírus, menos propensos a buscar tratamento e, como resultado, mais propensos a transmitir o HIV. Além disso, muitas pessoas não conseguem acesso aos serviços de que necessitam para tratar suas doenças.

Neste Dia Mundial contra a AIDS, peço um compromisso renovado para concluir o que começamos e fazer, ou seja, que a epidemia de AIDS seja um assunto do passado.

Todas as histórias