Declaração do Diretor Executivo do UNODC sobre o Dia Internacional da Vida Selvagem

Viena, 3 de março de 2018 - O guepardo é o animal terrestre mais rápido do mundo, mas como outras espécies de felinos de grande porte, ele não foge da ameaça de extinção.

Este ano, o tema do Dia Internacional da Vida Selvagem - "Felinos de grande porte : predadores sob ameaça" - chama a  atenção necessária aos urgentes desafios enfrentados por esses animais majestosos.

Em todo o mundo, leões, tigres, leopardos e onças, bem como muitas outras espécies de felinos de grande porte, estão sob pressão devido à caça furtiva, a habitats perdidos e a presas desaparecidas.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) trabalha para ajudar os países a criminalizar a caça furtiva e o tráfico de animais selvagens como meio de proteção de animais, incluindo os felinos de grande porte, e suspender seu trágico desaparecimento na história.

Nosso rugido coletivo deve ser dirigido aos caçadores furtivos, aos traficantes e a todos aqueles que destroem nosso patrimônio natural. Não devemos deixá-los obter sucesso.

Neste Dia Internacional da Vida Selvagem convido todos a trabalhar com a comunidade internacional para impedir a criminalidade da vida selvagem e evitar que os felinos de grande porte do mundo sejam extintos.

*****

Para mais informações, entre em contato com:

David Dadge
Spokesperson, UNODC
Telephone: (+43 1) 26060-5629
Mobile: (+43-699) 1459-5629
Email: david.dadge[at]un.org