Mensagem do Secretário Geral por ocasião do Dia Internacional da Vida Selvagem

3 de março de 2018

O Dia Internacional da Vida Selvagem destaca a importância da fauna e flora do nosso planeta para as culturas e a sustentabilidade das sociedades. Este ano, dedicamos aos grandes felinos, grandes predadores, como leopardos, onças, leões, pumas e tigres  que têm seu habitat na África, na Ásia e nas Américas.

Essas criaturas fascinantes são reverenciadas em todo o mundo por sua graça e vigor, mas estão cada vez mais em perigo de extinção. Nos últimos anos, a população de grandes felinos foi substancialmente reduzida. Na Ásia, há pouco mais de um século, 100 mil tigres viviam em liberdade; atualmente, existem menos de 4.000, ou seja, 96% da  população foi perdida.

Todos os grandes felinos têm histórias semelhantes. Eles são ameaçados coletivamente pela perda de habitats, mudanças climáticas, caça furtiva, tráfico ilícito e conflitos entre seres humanos e a fauna e flora. Os seres humanos são responsáveis por seu declínio, por isso também podem ser sua salvação.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável incluem específicamente o objetivo de acabar com a caça furtiva e o tráfico ilícito de espécies protegidas da fauna e flora. No ano passado, os estados membros das Nações Unidas adotaram a terceira de uma série de resoluções inovadoras para abordar essa importante causa do declínio da fauna e flora. Governos, sociedade civil e atores do setor privado ao redor do mundo trabalham junto para transformar essa iniciativa em ações concretas.

Em última análise, a solução para salvar os grandes felinos e outras espécies ameaçadas passa por políticas de conservação baseadas em conhecimentos científicos sólidos e no estado de direito, o que também deve levar em consideração as necessidades da população local. Quando as comunidades e economias locais se beneficiam de iniciativas para conservar a fauna e a flora selvagens, as estratégias são muito mais propensas a dar frutos.

Os grandes felinos são espécies-chave. Ao protegê-los, eles também protegem as vastas paisagens que habitam e a grande diversidade de seres vivos existentes. Isso poderia proteger ecossistemas inteiros que são cruciais para a saúde do nosso planeta.

Muitos guardas florestais e policiais combatem crimes relacionados à fauna e flora e arriscam suas vidas para proteger as espécies mais ameaçadas de extinção. No entanto, a conservação da fauna e flora é responsabilidade de todos. Neste Dia Internacional da Vida Selvagem, exorto todas as pessoas a contribuir para conscientizar e trabalhar individualmente para garantir a sobrevivência dos grandes felinos e a preciosa e frágil diversidade biológica do mundo em que vivemos.