UNODC Brasil participa de treinamento sobre Simulações das Nações Unidas (MUNs)

Brasília, 28 de maio de 2018 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) reuniu na semana passada (de 22 a 24 de maio), em Viena, na Áustria,  funcionários, professores e especialistas para realizar Simulações das Nações Unidas, conhecidas como MUNs. 

 

MUNs são exercícios pedagógicos por meio dos quais jovens de diversas idades discutem e buscam soluções para problemas mundiais ao assumirem o papel de autoridades políticas, como diplomatas e juízes internacionais.

A prática estimula a formação de lideranças e fortalece o engajamento da juventude na busca por soluções sustentáveis e justas para os problemas globais. Estima-se que mais de 5.000 jovens participem anualmente de MUNs somente na América Latina.

A iniciativa faz parte do componente  Education for Justice (E4J), do Programa Global do UNODC para implementar a Declaração de Doha. A ocasião celebra o processo de disseminação do  Guia do UNODC para a Organização de MUNs que aborda assuntos de prevenção ao crime, Justiça Criminal e outros aspectos do Estado de Direito.

Durante a atividade em Viena, os participantes foram divididos em grupos de trabalho e participaram de debates acerca da importância dos MUNs para a promoção da cultura de paz e justiça entre jovens e para o fortalecimento das áreas temáticas referentes ao mandato do UNODC.

Além disso, foram discutidas estratégias para que escritórios de campo, como o UNODC no Brasil, possam contribuir ativamente para aprimorar a cultura de simulações em todo o país.

A atividade reuniu representantes de diversos países, como Afeganistão, Brasil, Estados Unidos, Índia, México, Mianmar, Paquistão, Tunísia, Zimbábue,  entre outros. Como produto principal do treinamento, espera-se que o UNODC contribua para o fortalecimento acadêmico e institucional de MUNs em todo o mundo.

Recentemente, o UNODC Brasil participou de atividade promovida pelo Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), na qual foram debatidas regras de procedimento de MUNs junto a organizadores de diversos estados brasileiros.

O #E4J é uma iniciativa global do UNODC, cujo objetivo é desenvolver e disseminar materiais educacionais referentes às áreas de prevenção ao crime e Justiça Criminal nos três níveis de educação: primário, secundário e terciário. 

  Todas as histórias