UNODC e projeto Embaixada da Paz reúnem-se para discutir desenvolvimento pessoal e resolução de conflitos

Brasília, 23 de maio de 2018 - Jovens participantes do Programa Embaixadores da Juventude (iniciativa do UNODC e do Instituto Caixa Seguradora) realizaram hoje (23) um encontro com Maria Paula Fidalgo e Mário Grandi, do projeto Embaixada da Paz, e Ike Isaksen, da Fundação Findhorn e autor do livro "The Quest: Exploring a Sense of Soul". Na ocasião, foram discutidas diversas pautas tangentes à consolidação da paz entre a população jovem.

A iniciativa fundada pela atriz Maria Paula Fidalgo tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento de uma cultura de paz em comunidades vulneráveis. Por meio de ações voltadas ao fortalecimento de vínculos comunitários, o projeto visa a garantir sociedades mais justas, solidárias e pacíficas. A Embaixada da Paz funciona como uma plataforma de aprimoramento de práticas comunitárias direcionadas à promoção da paz. Com sede na cidade de Brasília-DF, a iniciativa capitaneada por Maria Paula tem trocado experiências com a Fundação escocesa Findhorn, sociedade sem fins lucrativos e que, inspirada nos conceitos de sustentabilidade e economia local, possui mais de 400 pessoas associadas e diversas ecovilas conhecidas internacionalmente.

Durante o encontro, Ike Isaksen promoveu uma rodada de conversas sobre o fortalecimento de habilidades cognitivas, interpessoais e valores necessários ao autodesenvolvimento de jovens, como a importância da história e da narrativa na compreensão do presente. Isakson debruçou-se sob a metodologia "Jornada do Herói" de narração histórica, também conhecida como "monomito", para promover uma conversa acerca dos processos individuais de desenvolvimento e de resolução de conflitos.

O projeto Embaixadores da Juventude é uma iniciativa que busca capacitar jovens entre 18 e 25 anos para atuarem como multiplicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em espaços sociais e políticos. Os jovens participantes tiveram a oportunidade de falar sobre sua trajetória e história de vida em dinâmicas que foram conduzidas por Maria Paula e Ike.

Segundo Nivio Nascimento, coordenador da Unidade de Estado de Direito do UNODC, tal prática reflexiva aproxima-se dos valores e da missão do Programa Embaixadores da Juventude, que capacita jovens lideranças para que promovam agendas de paz e desenvolvimento em comunidades vulneráveis.

Roberta Nicole (24), uma das participantes do encontro, ressaltou a importância da atividade para seu processo de autoafirmação. Segundo ela, "workshops como esse, que nos ajudam no caminho para o autoconhecimento, são muito importantes não somente para a vida pessoal, mas também para que possamos pensar melhor quais serão nossos próximos passos na luta que decidimos travar pelo bem social. Roberta, estudante de Psicologia e moradora da cidade de Santa Maria, trabalha há dois anos com crianças entre 6 e 11 anos de idade, utilizando ferramentas culturas e outras habilidades para aprimorar a autoestima de seus alunos, residentes em contextos de vulnerabilidade.

Já Fatima Maria Moreira (21), destaca: " tudo aquilo pelo o que passaram (experiências/história de vida/lutas) são presentes para a sua comunidade. Acredito que esse presente (participar da atividade) já é e deve ser ainda mais multiplicado e disseminado pelos embaixadores como forma de luta para alcançar os ODS". A jovem, brasileira-palestina, atua há três anos na Cidade Estrutural, uma das regiões mais vulneráveis do Distrito Federal. Fátima atua em projetos sociais lecionando, de forma gratuita, inglês para crianças e adolescentes.

O encontro entre o UNODC e a Embaixada da Paz simboliza o mútuo interesse entre as partes em estabelecer cooperação nas áreas de empoderamento jovem, lideranças comunitárias e construção da paz. A aproximação entre as iniciativas é vista como fundamental para promover e fortalecer práticas saudáveis e resilientes de resolução de conflitos e consolidação da não violência por meio de responsabilidades comunitárias compartilhadas e positivas.

  Todas as histórias