UNODC participa da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Brasília, 30 de julho de 2018 - Teve início nesta segunda-feira (30), na rodoviária interestadual do Distrito Federal, a abertura da 5ª Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O evento ocorrerá de 30 de julho a 4 de agosto e é promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ/MJ) e o Comitê Distrital de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o conhecimento e a mobilização da sociedade e das instituições para o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Em adesão à campanha Coração Azul, do UNODC, e comemoração ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (30/7), o governo local preparou esta programação para a abertura do evento. 

A analista de programa do UNODC e coordenadora do GLO.ACT no Brasil, Fernanda Fuentes, lembrou que as maiores vítimas desse tipo de crime são as populações vulneráveis que geralmente têm menos informações e buscam melhoria da qualidade de vida. Fernanda ainda destacou que mulheres e crianças são as principais vítimas dessa prática. O Relatório do UNODC confirma o dado ao apontar que  71% das pessoas traficadas são meninas e mulheres.

O Brasil e a Colômbia são os dois países latino-americanos que recebem apoio do UNODC para enfrentar essa prática por meio do GLO.ACT. Segundo Fernanda Fuentes, um dos maiores desafios no combate ao tráfico humano no país é a diversidade regional que acaba refletindo nos diferentes objetivos que a prática pode adotar dependendo da região em que ocorre.

"O tráfico de pessoas é enfrentado em rede, tanto pelo governo quanto pela sociedade civil. Dependendo de onde ocorre, há objetivos diferentes prevalecendo. Em algumas regiões é o trabalho escravo, em outras a exploração sexual. Por isso é importante a participação de organizações da sociedade civil que podem ajudar a enfrentar o crime dentro do contexto local", afirmou.

O Distrito Federal, onde ocorrem as ações de conscientização ao longo de toda a semana, é um dos destinos preferidos de aliciadores do tráfico humano interno. Especialista em assistência social do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da Secretaria de Justiça do DF, Annie Carvalho, explicou que Brasília ainda surge como promessa de grande oferta de trabalho.

Segundo ela, as autoridades estão mais atentas e por isso o número de denúncias vêm aumentando. "Isso não quer dizer que aumentou o tipo de crime, mas está aparecendo mais", disse.

GLO.ACT

Iniciativa conjunta de quatro anos (2015-2019), envolvendo a União Europeia (EU) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). implementada em parceria com a Organzação Internacional para Migrações (OIM) e o Fundo das Nações Uidas para a Infância (UNICEF), o programa faz parte de uma resposta conjunta ao tráfico de pessoas e ao tráfico ilícito de migrantes e deverá ser implementado em 15 países estrategicamente selecionados em África, Ásia, Leste Europeu e América Latina.

Campanha Coração Azul

Campanha Coração Azul visa a conscientizar sobre o tráfico de pessoas e promover mudanças para acabar com esse crime. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana. O Brasil aderiu à campanha em março de 2013, comprometendo-se a fomentar a difusão de informações sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas, divulgar boas práticas e promover a sua prevenção.

Todas as histórias