GLO.ACT participa da 8 a Reunião do CONATRAP 

Brasília, 29 de maio de 2018 - A Ação Global para Prevenir e Combater o Tráfico de Pessoas e o Tráfico Ilícito  de Migrantes (GLO.ACT) participou da

8ª Reunião do Comitê Nacional de Enfrentamento ao  Tráfico de Pessoas (CONATRAP), realizada nos dias 28 e 29 de maio de 2018, na Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania (SNJC), em Brasília.

A reunião teve como foco a posse no Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONATRAP) de oito instituições da sociedade civil. Elas foram eleitas para participar do Comitê por um período de dois anos. 

O ministro da Justiça, Toquato Jardim, deu posse aos novos membros e exaltou a importância do trabalho feito pelas entidades em conjunto com o Ministério da Justiça. 

O secretário Nacional de Justiça, Luiz Pontel, agradeceu o engajamento dos membros do Comitê e afirmou que a política pública só será efetiva com o trabalho de cada um dos membros.

A 8ª Reunião Ordinária do Conatrap também teve como objetivos validar o procedimento de seleção pública do Conatrap; conhecer as metas do III Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; debater diretrizes e abordagens para o processo de implementação e monitoramento do III Plano, entre outros pontos. 

CONATRAP

O Comitê tem a missão de articular a atuação dos órgãos e entidades públicas e privadas no enfrentamento ao tráfico de pessoas. É integrado por 26 membros, sendo sete representantes de governo; oito representantes de organizações da sociedade civil ou especialistas em enfrentamento ao tráfico de pessoas; um representante dos Núcleos Estaduais de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante formalmente constituídos; um representante dos comitês estaduais e do Distrito Federal de enfrentamento ao tráfico de pessoas; e um representante de cada um dos 10 Conselhos Nacionais de políticas públicas.

GLO.ACT

Iniciativa conjunta de quatro anos (2015-2019), envolvendo a União Europeia (EU) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). implementada em parceria com a Organzação Internacional para Migrações (OIM) e o Fundo das Nações Uidas para a Infância (UNICEF), o programa faz parte de uma resposta conjunta ao tráfico de pessoas e ao tráfico ilícito de migrantes e deverá ser implementado em 15 países estrategicamente selecionados em África, Ásia, Leste Europeu e América Latina.

      Todas as histórias