No Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, UNODC apela para maior proteção a crianças e jovens

30 de julho de 2018

30 de julho de 2018 - O tráfico de pessoas é um crime grave e uma séria violação dos direitos humanos. Quase todos os países do mundo são afetados por esse flagelo, seja como país de origem, de trânsito ou de destino das vítimas. No Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, a Organização das Nações Unidas (ONU) pede à comunidade internacional respostas urgentes ao tráfico de crianças e jovens, os quais representam um terço de todas as vítimas no mundo.

"O tráfico de seres humanos assume muitas formas e não conhece fronteiras. Os traficantes de seres humanos agem muitas vezes com impunidade e seus crimes recebem pouca atenção. Isso precisa mudar", afirmou o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Ao divulgar uma declaração na véspera, o Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, traçou um quadro sombrio: "Crises humanitárias e conflitos armados deixaram crianças e jovens em maior risco de serem traficados. Os perigos aumentam ainda mais quando crianças e jovens se deslocam , muitas vezes separados de suas famílias ". Ele também expressou preocupação com o uso indevido da Internet e das novas tecnologias, por traficantes de seres humanos, para ampliar seu alcance e explorar e abusar dos jovens.

"Todos nós temos a responsabilidade de prevenir, de deter o tráfico de pessoas e proteger a saúde, o bem-estar e o potencial de todas as crianças, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", continuou Fedotov, destacando que o UNODC ajuda os governos a implementar respostas antitráfico, aumentar a conscientização por meio da Campanha Coração Azul e atuar como Coordenador do Grupo de Coordenação Interagências contra o Tráfico de Pessoas (ICAT) para harmonizar e reforçar as respostas.

No Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, o UNODC organizou um evento na sede do Escritório em Viena. Presentes no evento estavam  Yury Fedotov; Alena Kupchyna, Representante Permanente da Bielorrússia; Jean-Louis Falconi, Representante Permanente da França e Roksanda Nincic, Representante Permanente da Sérvia. Após as considerações iniciais, o evento prosseguiu com a exibição do filme "Sestre / Sisters", um filme sérvio que retrata a trágica história de duas irmãs que caem nas mãos de traficantes e se tornam vítimas de exploração sexual.

Um grande avanço no combate ao tráfico de crianças e jovens é o Protocolo para Prevenir, Suprimir e Punir o Tráfico de Pessoas, Especialmente Mulheres e Crianças, sob a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, que entrou em vigor há mais de uma década. Esse instrumento internacional representa o melhor e mais eficaz meio de proteger as crianças e os jovens, ao acabar com a impunidade dos traficantes e assegurar que as respostas da justiça criminal salvaguardam os interesses das crianças em todas as fases.

Por fim, o UNODC agradece os esforços de coordenação e cooperação realizados no ICAT que levaram à publicação de um Resumo de Questões  contendo recomendações de políticas importantes, lançado hoje em Nova Iorque. Por sua vez, o UNODC contribui para a construção de capacidades de cooperação transfronteiriça e de aplicação da lei com a finalidade de manter as crianças e os jovens seguros. O UNODC tem também ajudado a garantir que crianças vítimas se tornem sobreviventes por meio do Fundo Fiduciário das Nações Unidas para Vítimas do Tráfico, ao adotar uma abordagem centrada na vítima. O Fundo apoia cerca de 3.000 indivíduos, todos os anos, com ajuda de seus parceiros de organizações não governamentais.

Mais informações:

Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas

UNODC sobre tráfico humano e de migrantes

Grupo Interagencial contra o Tráfico de Pessoas

Relatório Global do UNODC sobre Tráfico de Pessoas

Painel da ONU traz conscientização sobre tráfico humano

Todas as histórias